Neide Sá
Exposições Superfície +

2019
Novos Meios e Conceitualismo nos Anos 70

2018
Estrutura Poética, Ruptura e Resistência
Filme Experimental Abstrato Anos 70/80

Exposições Individuais +

2018
Estrutura Poética, Ruptura e Resistência. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.

1998
Neide Dias de Sá: Revelação dos Rastros, Pinturas e Livros Objetos. Margs, Porto Alegre, Brasil.

1993
Galeria Casas Jove, Barcelona, Espanha.
Laços de Cumplicidade. Escritório de Arte de Boscan e Erasmo Rocha, Rio de Janeiro, Brasil.

1991
IAB, Rio de Janeiro, Brasil.

1980
Livros de Artista. Centro I'L Brandale, Itália.

Exposições Coletivas +

2021
Los enemigos de la poesía: resistencias en América Latina. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha.

2020
Pinacoteca: Acervo. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
FARSA. Língua, fratura, ficção: Brasil-Portugal. SESC Pompeia, São Paulo, Brasil.

2019
Poema-Processo, A Última Vanguarda (14ª Bienal de Curitiba). Museu Municipal de Arte, Curitiba, Brasil.
Novos Meios e Conceitualismo nos Anos 70. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.
Manjar: Para Habitar Liberdades. Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, Brasil.
Arte-Veículo. Sesc Santos, Santos, Brasil.
História da Poesia Visual Brasileira. Sesc Bom Retiro, São Paulo, Brasil.

2018
A Poesia e as Artes Visuais. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.
Filme Experimental Abstrato Anos 70/80. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.
Mulheres na Coleção MAR. Museu de Arte do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Arte-Veículo. Sesc Pompeia, São Paulo, Brasil.
Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960–1985. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. Brooklyn Museum, Nova York, EUA.
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. Hammer Museum, Los Angeles, EUA.

2017
Mais do que Araras. Sesc Palladium, Belo Horizonte, Brasil.
Monumental 2017, Arte Móvel. Marina da Glória, Rio de Janeiro, Brasil.
Poema/Processo: Vanguarda e História. Maison de la Poésie, Basel, Suíça.
50 Anos Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.

2004
A Cara do Rio. Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, Brasil.

2002
Brazilian Visual Poetry. Mexic-Arte Museum, Austin, EUA.

1999
Poemas Visitados Versão Preto e Branco. Galeria Sesc Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.

1995
Mostra Nacional de Poesia Visual. Galeria Conviv'Art – Campus da UFRN, Natal, Brasil.

1994
Arte BA'94 – Feira de Galerias de Arte-Pinturas. Centro de Arte Recoleta, Buenos Aires, Argentina.

1993
Coletiva no Centro Cultural Dante Chiase. Florença, Itália.
12ª Feira Mainzet Minipressen Messe. Gutemberg Museum, Mainz, Alemanha.
Libro e Segnalibro. Museu Dell' Informazione, Senigalia, Itália.

1992
Fe/Mail Art. Senigalia, Itália.
Arte Visita. Centro de Estudios Brasileños, Buenos Aires, Argentina.
Exposição Livro de Artista – Feira do Livro de Lisboa. Palácio das Galveias, Lisboa, Portugal.
Arte BA'92 – Feira de Galerias de Arte-Pinturas. Centro de Arte Recoleta, Buenos Aires, Argentina.

1991
Fe/Mail Art. Senigalia, Itália.

1990
Mostra II Librismo – Fieira Campionaria Di Itália Cagliari (100 anos de livros sem texto). Cagliari, Itália.
3ª Bienal Internacional de Poesia Visual/Experimental. Cidade do México, México.

1988
1ª Mostra Internacional de Poesia Visual de São Paulo. CCSP, São Paulo, Brasil
Exposição Internacional Livros Experimentais. Senigalia, Itália.
Outras Escritas, Novos Suportes. Museu de Setúbal, Setúbal, Portugal.
5ème Recontres Internacionales de Poesie Contemporaine. Ventraben, França.

1987
1º Festival Internacional de Poesia Visual. Figueira da Foz, Portugal.
20 Anos de Poema/Processo. Montevidéu, Uruguai.

1981
1ª Exposição Internacional de Art-Door. Recife, Brasil.

1978
Mostra de Livros de Artistas. Galeria Other Books and So, Roterdã, Holanda.
Bienal de Veneza. Veneza, Itália.
Mostra Internacional del Livro D'Artista. Verona, Itália.

1977
14ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal, São Paulo, Brasil.

1975
Mostra de Poesia Internacional. Roterdã, Holanda.
Mostra Internacional de Poesia Visual. Utrecht, Holanda.

1973
12ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal, São Paulo, Brasil.

1972
2ª Bienal Internacional de Poesia Visual. Panamá.

1967
I Exposição Nacional do Poema/Processo. Escola Superior de Design Industrial, Rio de Janeiro, Brasil.

Coleções Públicas +
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha.
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Coleção Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil.

Neide Dias de Sá é uma das fundadoras do movimento de Vanguarda Poema/Processo, que teve seu início em 1967, sendo uma das responsáveis pela publicação das obras Ponto 1, Ponto 2, Processo e Vírgula, ligadas ao movimento. O início de sua produção, que data de meados da década de 60, é marcado pela associação aos ideais radicais e politicamente engajados do movimento. A partir da década de 80, Neide se debruça sobre a criação de obras participativas, em que o corpo do espectador opera como parte integrante da obra de arte.

Em 1976, ingressa na PUC/RJ, onde estuda programação visual, formando-se em 1980. Três anos depois faz pós-graduação em Arte Educação no Instituto Metodista Benett; cursa gravura e fotogravura, com Tereza Miranda; pintura, com Katie Van Sherpenberg e participa da Oficina de Gravura, desenvolvendo pesquisas com gravura em relevo, no MAM/RJ. Em paralelo aos estudos, dirige o Núcleo de Arte Heitor dos Prazeres, entre 1966 e 1983.

Participou da Bienal de Veneza em 1978, das Bienais de São Paulo de 1974 e 1978, e da 3ª Bienal lntenacional do México, em ­1990, entre outras.

Obras

Transparência

Acrílico, vinil adesivo 20 × 20 × 20 cm

Transparência

Acrílico, vinil adesivo 20 × 20 × 20 cm

Transparência

Acrílico, vinil adesivo 20 × 20 × 20 cm

Transluz

Acrílico, autoadesivo emborrachado 3 × 37 cm cada

Transluz

Acrílico, autoadesivo emborrachado 3 × 37 cm cada

Ciclo infinito vida-morte

Acrílico, espelho, aço, tinta automobilística, vinil adesivo recortado 40,5 × 26 × 40,5 cm

Labirintos

Acrílico e metal 35,6 × 31 × 6 cm

A corda

Recortes de revistas/jornais, barbante e grampos Aprox. 4 m lineares

A Corda

Recortes de revistas/jornais, barbante e grampos Aprox. 4 m lineares

A Corda

Recortes de revistas/jornais, barbante e grampos Aprox. 4 m lineares

A Corda

Recortes de revistas/jornais, barbante e grampos Aprox. 4 m lineares

Sem título, Déc. 70

Fotograma Tríptico, 23 × 23 cm cada

A Corda

Recortes de revistas/jornais, barbante e grampos Aprox. 4 m lineares

A Corda

Recortes de revistas/jornais, barbante e grampos Aprox. 4 m lineares

Registros

Adesivo, borracha, madeira 120 × 1000 cm

Sem título, Déc. 70

Fotografia em papel fotográfico 18 × 24,2 cm

Momento

Papel dobrado, acrílico Papel aberto - 21,6 × 35,6 cm. Papel fechado - 16,5 × 8,5 cm. Compartimento - 35,6 × 31 × 6 cm

Momento

Papel dobrado, acrílico Papel aberto - 21,6 × 35,6 cm. Papel fechado - 16,5 × 8,5 cm. Compartimento - 35,6 × 31 × 6 cm

Momento

Papel dobrado, acrílico Papel aberto - 21,6 × 35,6 cm. Papel fechado - 16,5 × 8,5 cm. Compartimento - 35,6 × 31 × 6 cm

Prismas

Aço, ímãs e acrílico ø 60 cm

Circunferências

Aço e ímãs ø 60 cm

Direções de leitura

Acrílico, metal, serigrafia e lâmpada 64 × 64 cm

Nós & Nós

Papel, madeira, material industrial reutilizado, balão de látex 28,5 × 28,5 cm

Nós & Nós

Papel, madeira, material industrial reutilizado, balão de látex 28,5 × 28,5 cm

Reflexível

Vinil adesivo Instalação interativa Aprox. 280 × 280 cm

Sem título, Déc. 60

Letraset sobre papel vegetal 23,8 × 31 cm

Direção de leituras IV

Nanquim e letraset sobre papel 21 × 29,7 cm

Sem título

Nanquim e letraset sobre papel vegetal 21,5 × 28,2 cm

Sem título, Déc. 60

Letraset sobre papel Políptico de 6, 11 × 11 cm cada

Sem título, Déc. 70

Nanquim sobre papel vegetal 21 × 32 cm

Sem título, Déc. 70

Nanquim sobre papel vegetal 21 × 32 cm

Sem título, Déc. 60

Nanquim, letraset e recorte sobre papel Díptico, 28,8 × 21,4 cm cada

Sem título, da série “Uma era uma vez”

Fotograma Políptico de 8, 22,7 × 16 cm cada

Sem título, Déc. 60

Nanquim e letraset sobre papel vegetal 22 × 16,1 cm

Sem título

Nanquim e letraset sobre papel vegetal 32 × 24,5 cm

Sem título

Nanquim, colagem e letraset sobre papel vegetal 32,8 × 24,3 cm

Sem título

Nanquim e letraset sobre papel vegetal Políptico - 6 desenhos, 27,3 × 21,5 cm cada

Livro vazado

Recorte sobre papel Álbum contendo 12 páginas soltas 22,9 × 22,9 cm cada Caixa: 25,3 × 24,1 cm

Livro vazado

Recorte sobre papel Álbum contendo 11 páginas soltas 22,7 × 22,7 cm cada Caixa: 25,2 × 24,7 cm

Sem título, da série ‘Recortes e colagens’

Recorte e colagem 9 × 12,8 cm

Sem título, da série ‘Recortes e colagens’

Recorte e colagem 14,3 × 14,3 cm

Sem título, da série ‘Recortes e colagens’

Recorte e colagem 10 × 12,5 cm

Sem título, da série ‘Metassignos’

Recorte e colagem 8 × 8 cm cada

Sem título, da série ‘Metassignos’

Recorte e colagem 8 × 8 cm cada

Estruturas

Acrílico Políptico, 9 peças - 4 × 8 × 2 cm cada

Estruturas

Acrílico Políptico, 9 peças - 4 × 8 × 2 cm cada