Vírgula

Wlademir Dias-Pino; P.J. Ribeiro; Sebastião de Carvalho; Neide Dias de Sá; Anchieta Fernandes; George Smith; Dailor Varela; Ronaldo Werneck; Sonia Figueiredo; Joaquim Branco; Plinio Filho; José Claudio; Clemente Padin; Álvaro de Sá

Publicação postal, impressão sobre envelope com conjunto de impressões diversas em papel – 18 x 25 cm

1972

13. A Ave

Wlademir Dias-Pino

Arte postal, envelope com serigrafia e conjunto de impressões sobre papel – 18 x 25 cm

1969

 

 

2. Alfabismo

Álvaro de Sá

Arte postal, envelope com impressões de páginas do livro “12 x 9”.

1965-1967

Sem título

Álvaro de Sá

Original feito a mão para livro – 60 páginas, 21 x 16 cm

Colaboração com Evaristo Juliano de Sá, E. Portella Nunes Jr. e Luis G. P. Franco; Homenagem a Fernando Goldgaber; Oferecido a Neide Dias de Sá, Antonio Sergio Mendonça e Moacy Cirne; Prefácio de Regina Coeli Nascimento Pinto. Sessão xerografada de livros: “A Exploração Criativa dos Quadrinhos” de Moacy Cirne; “Poesia de Vanguarda no Brasil”, de Mendonça; “Processo: Linguagem e Comunicação” de Wlademir Dias-Pino; “12 x 9” de Álvaro de Sá.

1991

Sem título

Jiří Hynek Kocman (J. H. Kocman) para Angelo de Aquino

Arte correio, conjunto com 12 obras de arte postal em papel – dimensões variáveis, total 22,5 x 15,5 cm

1972

0 é UM

Waltercio Caldas

Livro de artista / catálogo – impressão sobre papel, 28 páginas – 23 x 16 cm
Exposição de Waltercio Caldas no Parque da Catacumba, Rio de Janeiro.

1980

Cheque

Angelo de Aquino

Cartaz, impressão sobre papel fotográfico – 30,2 x 20,4 cm

1972

about my self

Angelo de Aquino

Cartaz, impressão sobre papel fotográfico – 30,2 x 20,4 cm
Fotografia de Giovanna Calvenzi

1972

Abstract Action

Angelo de Aquino

Cartaz, impressão sobre papel fotográfico – 30,2 x 20,4 cm

1972

Illusion – book three

Angelo de Aquino

Livro – xerografia sobre papel, 6 folhas em envelope – 21,9 x 15,3 cm
Foto de capa por Miguel Rio Branco

1972

Exposição Nacional Poema de Processo

Poema/Processo

Álvaro de Sá, Moacy Cirne, Neide Dias de Sá, Wlademir Dias-Cirne

Reprodução de cartaz – 28 x 22 cm
Exposição na Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro

1967

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

Décio Pignatari e seu poema “Sol”

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Ferreira Gullar em debate

Alberto Jacob

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm
Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada em reportagem no Jornal do Brasil, março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

“Solida” de Wlademir Dias-Pino

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm
Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

Manuel Bandeira visitando a exposião de Arte Concreta

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

Ferreira Gullar com estudantes em frente a poemas

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n1 Roll da poesia”

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

Ferreira Gullar em frente ao poema

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm
Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

Ronaldo Azeredo em frente do poema “Z”

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da poesia”

“Solida” de Wlademir Dias-Pino

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm
Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino. Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Foto “Rock ‘n’ Roll da Poesia”

Ferreira Gullar

Fotografia sobre papel fotográfico – 18 x 24 cm
Cópia de 23 de junho de 1975 para Wlademir Dias-Pino.
Divulgada na matéria “Rock ‘n’ Roll da Poesia”, por Luís Edgard de Andrade, em O Cruzeiro, 2 de março de 1957.

Mira Schendel

Mira Schendel

Catálogo, impressão colorida sobre papel couché – 17 x 17 cm, 8 páginas
Individual de Mira Schendel com têmperas de 1981, na Paulo Figueiredo Galeria de Arte, São Paulo, e na Gravura Brasileira, Rio de Janeiro.

1982

A Parte do Fogo

Cildo Meireles; José Resende; João Moura Jr.; Paulo Venâncio Filho; Paulo Sérgio Duarte; Ronaldo Brito; Rodrigo Naves; Tunga; Waltercio Caldas

Impressão sobre papel – 61 x 91 cm, 2 folhas frente e verso Publicação organizada por artistas e críticos. Com tradução de texto de Maurice Blanchot, “A Literatura e o Direito à Morte”. Com textos sobre sobre Mark Rothko, Richard Serra e Yves Klein e reproduções de suas obras.

1980

REMOÇÃO

Luis Alphonsus

Colagem, fotografia e impressão sobre papel – 20 x 29 cm

1970

Suplemento da Tribuna

Álvaro de Sá

Jornal, impressão preto e branco em papel offset, 42 x 28,5 cm – 8 páginas

Capa anuncia texto crítico de Álvaro de Sá (nas páginas 6 e 7): capítulo inédito do ensaio “Convergência Modernista para a Poesia Concreta”, abordando o mecanismo ideológico da Semana de 22 e antecedentes da Poesia Concreta. Publicado no Suplemento da Tribuna, ANO VI, n. 303, Rio de Janeiro, 3 e 4 de março de 1979.

Linha de sombra

Regina Silveira

Folder, impressão sobre papel – 24 x 64 cm Exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 12 de outubro de 209 a 3 de janeiro de 2010.

[Doação de Regina Silveira]

Ex Orbis

Regina Silveira

Folder, impressão sobre papel – 21,7 x 56 cm
Exposição com curadoria de Carlos Martins na Galeria da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, 14 de janeiro a 7 de março de 2010.

[Doação de Regina Silveira]

Linha de Sombra

Regina Silveira

Cartaz, impressão sobre papel – 42 x 29,8 cm
Exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 12 de outubro de 209 a 3 de janeiro de 2010.

[Doação de Regina Silveira]

Sem título

Álvaro de Sá

Três cartazes impressos a partir de colagem e xerox.
42 x 29,5 cm – cada

S/d.

Imagination

Antonio Dias para Angelo de Aquino

Cartão postal enviado de Milão.

1968

Sem título

Bill Vazan to Angelo de Aquino

Arte correio – conjunto de 31 envelopes de plástico contendo partes de vegetal e papel com escrita, selos e carimbos – 15,5 x 20 cm
Obra enviada para exposição em Veste Sagrada Organização Criativa/Central de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

1973

Pinturas

Artur Barrio

Livreto-obra da exposição individual na Galeria Montesanti, Rio de Janeiro, de 10 a 30 mar. 1988, e em São Paulo, de 5 a 23 abr. 1988. Curadoria César Ache. Impressão p&b sobre papel, 36 páginas – 21,3 x 20,3 cm.

1988

“Os inimigos da poesia”

Ruy Castro sobre Poema/Processo

2 páginas da revista Manchete n. 825, publicada no Rio de Janeiro. Impressão colorida sobre papel, 138 pages – 35,3 x 26 cm. Reportagem sobre ato coletivo do grupo Poema/Processo group chamado de “rasga rasga”. Fotografias de Esko Murto.

Fevereiro de 1968

Malasartes n.3

Carlos Vergara, Bernardo de Vilhena, Carlos Zilio, Cildo Meireles, José Resende, Luiz Paulo Baravelli, Ronaldo Brito, Rubens Gerchman e Waltércio Caldas

Revista, impressão p&b sobre papel off-set – 31,3 x 26,7 cm. Publicada no Rio de Janeiro. Edição 3, com textos/obras de José Rezende; Ronaldo Brito; Tunga; Sergio Meirelles; Marc Le Bot; Mario Ishikawa; Chacal; Allan Kaprow.

Abril-maio-junho de 1976

Neoconcreta

Lygia Pape

Convite para exposição de Lygia Pape na Galeria Thomas Cohn, Rio de Janeiro, de 21 jun. a 13 jul. 1988.

Impressão colorida sobre papel, 16 x 16 cm.

1988

12 x 9

Álvaro de Sá

Livro, impressão p&b sobre papel, 12 páginas, 21,5 x 16 cm. Exemplar da primeira tiragem de 100 com “poecomics”.

Maio de 1967.

1, 2, 3

Moacy Cirne

Envelope (24 x 17,5 cm) com três papéis plastificados em cores diferentes (amarelo, vermelho e preto) e perfurados com corte destacável. Cada folha mede 23 x 17 cm.

1968

Antecedentes & Semana de Arte Concreta

Wlademir Dias-Pino; Álvaro de Sá

Fichário com material de pesquisa realizada por Wlademir Dias-Pino e Álvaro de Sá. 117 folhas com referências aos antecedentes da poesia concreta e suas realizações em São Paulo, no Rio, e por Wlademir em Cuiabá. Textos datilografados, manuscritos, rascunhos, revisões, colagens de documentos como recortes de jornais, páginas de livros e xerox. 31,5 x 26 cm

1975

“Os livros-poemas de Neide Sá Dias”

Neide Dias de Sá

Xerox de recorte de jornal Tribuna da Imprensa sobre exposição de Neide DIas de Sá na galeria Macunaíma da FUNARTE no Rio de Janeiro, expondo seus livros-poemas. 20 x 15 cm.

12 de dezembro de 1985

“Poteiro. E livro-poema na FUNARTE”

Neide Dias de Sá

Xerox de recorte de jornal O Globo sobre exposição de Neide DIas de Sá na galeria Macunaíma da FUNARTE no Rio de Janeiro, expondo seus livros-poemas. 20 x 15 cm.

13 de dezembro de 1985

“Bonecos e poemas para mexer”

Neide Dias de Sà

Xerox de recorte do jornal O Globo. Matéria sobre exposição de Neide DIas de Sá na galeria Macunaíma da FUNARTE no Rio de Janeiro, expondo seus livros-poemas.

8 de dezembro de 1985

PROCESSO 2

Lara Lemos; Neide Dias de Sá

Serigrafia sobre envelope de papel pardo (vazio). 23,5 x 18,5 cm. Segunda edição da revista PROCESSO organizada por Lara Lemos e Neide Dias de Sá.

1970

Pequenas Grandezas dos anos 50

Lygia Clark; Helio Oiticica; Franz Weissmann; Lygia Pape; Ivan Serpa; Décio Vieira; Aluísio Carvão; Ligia Canongia

Folder de exposição comemorativa dos 30 anos do neoconcretismo na galeria Cleide Wanderley Gabinete de Arte (Rio de Janeiro), inaugurada em 31 de maio de 1989. Reuniu obras de Lygia Clark, Helio Oiticica, Franz Weissmann, Lygia Pape, Ivan Serpa, Décio Vieira, Aluísio Carvão. Com texto de Ligia Canongia. Impressão colorida sobre couchê 22,5 x 40 cm.

1989

gandaia 6

Cesar Cardoso; Antonio Fernando Borges; Luís Fernando Hereira; Maira Parulla; Roberto Cuica; Reinaldo; Rubens Figueiredo; Cosmo Campanha; Lino Machado

Revista independente de “poesia e bossalidade”, 34 páginas, impressão preto e branco, publicação editora Boca Limitada, Rio de Janeiro. 26,9 x 19,6 cm.

Abril, 1980

Arquivo da Bienal de Veneza

Paulo Bruscky para Neide Sá

Envelope com obras de arte correio de Bruscky – poesia visual, carimbos, selos, colagens e xerografia

1978-1979

Arte Correio Brasil

Paulo Bruscky para Álvaro de Sá

Convite para a Exposiçäo Nacional de Arte Correio, organizada por Bruscky na programação do I Festival de Inverno da UNICAP, Recife

Julho, 1978

Prosa Concreta

Texto de Theon Spanudis sobre Reynaldo Jardim

Publicado no “Jornal do Brasil”
Em 24 de julho de 1959, pag.6

No MAM, uma visão global do concretismo

Luiz Arnaldo
Notícia sobre a exposição “Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1959-1962)” no MAM do Rio de Janeiro, 1977

Publicada no jornal “O Globo”
em 14 Jul. 1977 – pág.41

Envelope – SOLICITAMOS TROCA

Bebel Who; Chacal; Daniel Santiago; Paulo Bruscky; Ernandis; Ivan Maurício; José Cláudio; Humberto; João Carlos; Julien Blaine; Moacy Cirne; Pauli; Peo; Ronaldo Periassu; Samaral

1974