Marcelo Brodsky — Exposição “Pictures, Revised”
19.10 — 09.05.21

“La clase”, da série ‘Buena Memoria, 1967–1996’, de Marcelo Brodsky, está em exibição no Metropolitan Museum of Art de Nova York. A obra, que foi adquirida pelo museu em 2006, agora compõe a exposição “Pictures, Revisited”, um mergulho na coleção de fotografia contemporânea do Met para explorar apropriações visuais como estratégias fotográficas.
O trabalho de Brodsky foi realizado em 1996, quando retornou do exílio aos 40 anos e encontrou a imagem do seu grupo de colegas da Escola Nacional de Buenos Aires (CNBA), a turma do ‘1º ano, 6ª divisão’, como diz a legenda. Brodsky intervém na fotografia com giz de cera, evidenciando o destino de cada um. Em torno daquele ano, o artista organizou uma homenagem aos desaparecidos da ditadura militar argentina, na qual fez uma lista com os nomes dos ex-alunos da escola assassinados: chegava a 98 na época.
Além desta edição do Met, “La clase” também integra os acervos da Pinacoteca, do Tate Modern, do Museu de Belas Artes de Houston e do Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires, e já participou de 250 exposições ao redor do mundo.
“La clase” está na sala 851 da Tisch Gallery, no Metropolitan Museum of Art de Nova York, e ficará em exibição até o dia 9 de maio de 2021, na mostra “Pictures, Revisited”.