Vitor Cesar
Exposições Individuais +

2018
Alguém que organiza o espaço ao seu redor. Sem Título Galeria, Fortaleza, Brasil.

2015
Descrito como real. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Caminhar pela cidade em um estado caótico, Iść przez miasto w stanie zamętu. A—I—R Laboratory e Programa Videobrasil em Contexto. Ujazdowski Centre for Contemporary Art, Varsóvia, Polônia.

2013
Anfibologia, reciprocidad. Museu Experimental El Eco, Cidade do México, México.

2009
Sobrepostas, permeáveis e intercambiáveis. Centro Cultural BNB, Fortaleza, Brasil.

2004
Vocabulário para repensar a cidade. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.

Exposições Coletivas +

2020
São Paulo Invisível. Museu da Cidade, São Paulo, Brasil.
Não vamos para marte. Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, Brasil.
M.A.P.A. Projeto para ocupação de outdoors, Belém, Brasil.

2019
MSTC – Bienal de Arquitetura de Chicago. O grupo Inteiro em colaboração com a Escola da Cidade. Chicago, Estados Unidos.
Feche os olhos e veja. Galeria Almeida & Dale, São Paulo, Brasil.
Projeto Parede. Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Prêmio CNI SESI SENAI Marcantônio Vilaça. MAB FAAP, São Paulo, Brasil.
Meta-arquivo: 1964-1985. Espaço de escuta e leitura de histórias da Ditadura. Sesc Belenzinho, São Paulo, Brasil.
À Nordeste. Sesc 24 de Maio, São Paulo, Brasil.
Biblioteca. Casa do Povo, São Paulo, Brasil.
Arte-veículo. Sesc Santos, Santos, Brasil.
Livro Basemóvel Risco. Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil.

2018
Correspondance. O grupo Inteiro. Far Festival, por meio do programa Coincidiencia. Pro Helvetia, Nyon, Suíça.
Arte-veículo. Sesc Pompeia. São Paulo, Brazil.
Arte-veículo. Sesc Pompeia, São Paulo, Brasil.
Mostra 3m. O grupo Inteiro. Largo da Batata, São Paulo, Brasil.
Estados de Emergência. Paço das Artes, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil.
A marquise o MAM e nós no meio. MAM-SP, São Paulo, Brasil. Curadoria: Ana Maria Maia.
Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado. Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça. Museu de Arte Contemporânea de Goiânia, Goiânia, Brasil.

2017
11º Bienal de Arquitetura. Basemóvel no projeto contracondutas. Casa do povo, São Paulo, Brasil.
Como se pronuncia design em português: Brasil Hoje. Museu do Design e da Moda, Lisboa, Portugal.
A quebra do sistema. Al janniah, São Paulo, Brasil. Curadoria: Beatriz
Lemos.
Osso Exposição-apelo pelo amplo direito de defesa de Rafael Braga. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil.
I’ll be your mirror. Breu, São Paulo, Brasil. Curadoria: Leandro Muniz.
Contracondutas. Escola da cidade-Unifesp, Guarulhos, Brasil.

2016
Distantes mundos / Próximos lugares. Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Cartas ao prefeito. Storefront for art and architecture. Pivô, São Paulo, Brasil.
Campos de preposições. O grupo inteiro. Sesc Ipiranga, São Paulo, Brasil.
Sempre algo entre nós. Parte do projeto Estou cá. Sesc Belenzinho, São Paulo, Brasil.
Playgrounds. O grupo inteiro. MASP, São Paulo, Brasil.
Metacozinha. Em colaboração com Carol Tonetti. Casa do Povo, São Paulo, Brasil.

2015
Prêmio CNI SESI SENAI Marcantônio Vilaça. MAC-USP, São Paulo, Brasil.
Isto não é um Museu. Artefatos móveis. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Poipoidrome. Frestas Trienal de Artes. Sesc Sorocaba, São Paulo, Brasil.

2014
Mano Fato Mano. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Cidade gráfica. Itaucultural, São Paulo, Brasil.
A parte que não te pertence. Kunsthaus, Wiesbaden, Alemanha.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Museu de arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil.
Anotações Singularidades. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Em direto. SESC Sorocaba, São Paulo, Brasil.
Boletim. SESC São Carlos, São Paulo, Brasil.

2013
Escavar o futuro. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
33º Panorama da Arte Brasileira. P33 Formas únicas da continuidade no espaço. Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil.
Natural — Natural: Paisagem e artifício. Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza; e Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte, Brasil.
Sala de leitura. Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil.
Tropicália Negra. Museu Experimental el Eco, Cidade do México, México.
Campo Neutral. Museu da Gravura, Curitiba, Brasil.
Metrô de Superfície II. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Ambiguações. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
Boletim. Galeria Millan, São Paulo, Brasil.

2012
Da próxima vez eu fazia tudo diferente. Pivô, São Paulo, Brasil.
Anfibologia. Mostra de Design, Belo Horizonte, Brasil.
Outras coisas visíveis sobre papel. Galeria Leme, São Paulo, Brasil.
Desobjetos: a memória das coisas. Mostra Sesc de Artes, São Paulo, Brasil.
Superperformance. Ateliê 397, São Paulo, Brasil.
Fora a fora. Intermeios, São Paulo, Brasil.

2011
Os dez primeiros anos. Instituto Tomie Othake, São Paulo, Brasil.
Basemóvel levo mesa b. Núcleo Experimental Educação e Arte MAM Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Em Direto. Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil.
8º Bienal do Mercosul. Porto Alegre, Brasil.
Caos e Efeito. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Esto no es un museo. Artefactos móviles al acecho, Can Xalat, Barcelona, Espanha.
A 4 graus do Equador. Ateliê 397, São Paulo, Brasil.
Conversas. Museu da Gravura. Solar do Barão, Curitiba, Brasil.

2010
É crédito ou débito? Mostra SESC de Artes, São Paulo, Brasil.
À sombra do futuro. Instituto Cervantes de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Dois Pontos. Museu Murillo La Greca, Recife, Brasil.
Residência Projeto Tatuí. Conexão Artes Visuais, Olinda, Brasil.

2009
Trilhas do Desejo [Rumos Itaú Cultural]. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
Um lugar a partir daqui [Rumos Itaú Cultural]. Ecco, Brasília, Brasil.
Mirantes [Rumos Itaú Cultural]. Galeria de Arte Juvenal Antunes, Rio Branco, Brasil.
Trilhas do Desejo [Rumos Itaú Cultural]. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Da rua: que pintura é essa?. Funarte, São Paulo, Brasil.
Salon Light. Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil.
Condomínio BO. Branco do Olho, Recife, Brasil.
Cartas/Trajetos. Usina Cultural Energiza, João Pessoa, Brasil.
Per For +. Espaço de Performance Contemporâneo, Florianópolis, Brasil.

2008
Arte e Esfera Pública. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Coleção. Projeto de Regina Melin, Florianópolis, Curitiba, Belém, São Paulo, Brasil.
Campo Coletivo Centro Universitário Maria Antonia. Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, Brasil.

2007
Sidewalk Cinema. Viena, Áustria.
In Between Zone Workshop Impex: Contemporary Art Provider. Budapeste, Hungria.

2006
Vizinhos – Networked Art in Brazil. MuseumsQuartier, Viena, Áustria.
Designum Desdobramentos. Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Verbo. Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil.
Urban Processes. Cuisine Digitale, MuseumsQuartier, Viena, Áustria
Centrocidades. Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, Brasil.
Not Sheep: New urban enclosures and commons. Artspeak, Vancouver, Canadá.
Ritualizing. Witte de Witt Center, Rotterdam, Holanda. Projeção de vídeo e organização: Lisl Ponger.

2005
Algumas observações sobre a cidade. Centro Cultural BNB, Fortaleza, Brasil.
BASE móvel. Programa BNB de Cultura, Fortaleza, Brasil.
(NE) Fronteiras, fluxos e personas. Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, Brasil.

2004
III mostra do programa de exposições. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Modos de Fazer. Prêmio incentivo as artes SECULT CE, Fortaleza, Brasil.
Reverberações. Fórum Mundial da Cultura, São Paulo, Brasil.
Vocabulário para repensar a cidade. Biblioteca Pública Menezes Pimentel, Fortaleza, Brasil.
Coletiva do programa de exposições. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.

2003
Super. Fundação Joaquim Nabuco. Galeria Baobál, Recife, Brasil.
Brazillian Screening. Next 5 minutes, Amsterdam, Holanda.
Assentamento. SPA Semana de Artes Visuais do Recife, Recife, Brasil.
Experimental. Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza, Brasil.
Salão sobral de artes plásticas. Casa de Cultura de Sobral, Ceará, Brasil.
Manifestos. Mostra SESC de Artes e Latinidades, São Paulo, Brasil.
Zona Franca. Mostra SESC de Artes e Latinidades, São Paulo, Brasil.

2002
Bienal Ceará América — De ponta cabeça. Bienal Ceará América, Fortaleza, Brasil.
Ainda Gravura. Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza, Brasil.
SPA — Semana de Artes Visuais do Recife, Recife, Brasil.
Projeto parede. Alpendre, Fortaleza, Brasil.

2001
3. Centro de artes visuais Raimundo Cela, Fortaleza, Brasil.

Vitor Cesar estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará e participou do grupo de estudos do Alpendre, em Fortaleza. Mestre em Poéticas Visuais na Escola de Comunicação e Artes da USP, sua prática parte de uma pesquisa sobre o modo como os discursos se manifestam no espaço público, espacial e visualmente. Os trabalhos se dão em diferentes meios como instalações, materiais gráficos e inserções em espaços públicos.

O artista participou de projetos e exposições em diferentes espaços e instituições, que incluem o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantônio Vilaça (São Paulo, 2019); Contracondutas (São Paulo, 2017); Anfibologia, tradução, Galpão VB (São Paulo, 2016); Anfibologia, Reciprocidad, Museu Experimental El Eco (Cidade do México, 2013). Participou do 33º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (São Paulo, 2013) e da 8a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2011). Fez residência no A-I-R Laboratory, Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle (Varsóvia, 2015); No Capacete – 29a Bienal de São Paulo (Rio de Janeiro, 2010) e MuseumsQuartier (Viena, 2006).

Vitor integra o grupo inteiro, com o qual colaborou no projeto Correspondance, em parceria com o programa Coincidências América Latina, Fundação Pro-Helvetia e Farº Festival (Suíça, 2018); Playgrounds, no MASP (2016), e realizou o projeto Campos de preposições no Sesc Ipiranga (2016). Atua também em projetos gráficos com artistas e instituições culturais na elaboração de linguagens visuais e espaciais de exposições, livros e impressos. Entre os projetos destacam-se a 34a Bienal de São Paulo, o 20º Festival Videobrasil, Frestas Trienal de Artes e projeto Contracondutas. Atualmente é professor na área de desenho na Escola da Cidade e orienta grupo de estudos na Escola Entrópica, no Instituto Tomie Ohtake.

Obras

Poesia Concreta da Cultura Brasileira, 2019

Tem como eixo central uma proposta de intervenção temporária na fachada do prédio do Ministério da Cultura em Brasília, que consiste na aplicação de um painel gráfico, composto pelas cores dos logos das empresas que mais incentivaram projetos inscritos na Lei Rouanet em todos os anos de sua existência; além de uma sequência de poesias concretas construídas com as atividades das mesmas empresas.

Poesia Concreta da Cultura Brasileira, 2019

Tem como eixo central uma proposta de intervenção temporária na fachada do prédio do Ministério da Cultura em Brasília, que consiste na aplicação de um painel gráfico, composto pelas cores dos logos das empresas que mais incentivaram projetos inscritos na Lei Rouanet em todos os anos de sua existência; além de uma sequência de poesias concretas construídas com as atividades das mesmas empresas.

Poesia Concreta da Cultura Brasileira, 2019

Tem como eixo central uma proposta de intervenção temporária na fachada do prédio do Ministério da Cultura em Brasília, que consiste na aplicação de um painel gráfico, composto pelas cores dos logos das empresas que mais incentivaram projetos inscritos na Lei Rouanet em todos os anos de sua existência; além de uma sequência de poesias concretas construídas com as atividades das mesmas empresas.

100%, 2018

Cilindros de concreto com gravação de dados estatísticos de jornais e livros

Em cada cilindro está gravada uma frase retirada de jornais ou livros. Essas frases contêm porcentagens e remetem a dados estatísticos. A altura de cada cilindro corresponde à porcentagem da frase gravada: 13% = 13cm de altura; 54% = 54cm de altura. O diâmetro do cilindro é de 35cm. A gravação do texto em baixo relevo tem 5mm de profundidade.

Montado na exposição Arte-veículo, com curadoria de Ana Maria Maia, no Sesc Pompeia.

100%, 2018

Cilindros de concreto com gravação de dados estatísticos de jornais e livros

Em cada cilindro está gravada uma frase retirada de jornais ou livros. Essas frases contêm porcentagens e remetem a dados estatísticos. A altura de cada cilindro corresponde à porcentagem da frase gravada: 13% = 13cm de altura; 54% = 54cm de altura. O diâmetro do cilindro é de 35cm. A gravação do texto em baixo relevo tem 5mm de profundidade.

Montado na exposição Arte-veículo, com curadoria de Ana Maria Maia, no Sesc Pompeia.

Anfibologia, tradução, 2016

Vinil adesivo de recorte
Dimensões variáveis

Textos baseados em relatos sobre o espaço urbano de Varsóvia, desenvolvidos em colaboração com o tradutor Michal Lipzic. Cada frase tem uma construção sintática ambígua. Projeto realizado no Galpão VB para o programa VideoBrasil em Contexto.

Anfibologia, tradução, 2016

Vinil adesivo de recorte
Dimensões variáveis

Textos baseados em relatos sobre o espaço urbano de Varsóvia, desenvolvidos em colaboração com o tradutor Michal Lipzic. Cada frase tem uma construção sintática ambígua. Projeto realizado no Galpão VB para o programa VideoBrasil em Contexto.

Anfibologia, tradução, 2016

Vinil adesivo de recorte
Dimensões variáveis

Textos baseados em relatos sobre o espaço urbano de Varsóvia, desenvolvidos em colaboração com o tradutor Michal Lipzic. Cada frase tem uma construção sintática ambígua. Projeto realizado no Galpão VB para o programa VideoBrasil em Contexto.

Descrito como real, 2015

Vídeo, madeira, vinil adesivo, letreiro de LED, apresentação musical

Recursos públicos financiam paisagens digitais que se distribuem massivamente em diversos canais, públicos e privados. Nos territórios da cidade e nos meios de comunicação, a imaginação é disputada. A publicidade, a música independente, o circuito de arte contemporânea, a ação dispersa nas redes virtuais, simultaneamente, produzem e fazem circular imagens que nos colocam diante de diferentes futuros. Em que condições se disputa a imaginação?

Esse vídeo é parte do projeto Descrito como real, proposição de Vitor Cesar e Enrico Rocha. A edição reproduz pequenos trechos de vídeos já existentes, listados abaixo, produzidos por órgãos públicos e que divulgam grandes projetos de intervenção na estrutura urbana da cidade de Fortaleza (CE). Os vídeos originais são um convite a imaginar o futuro da cidade, mas suas imagens também nos convocam a um debate urgente e necessário: quem imagina a cidade? O assunto se desdobra em muitas questões, algumas polêmicas. A conversa é aberta e se propõe como reflexão crítica.

Descrito como real, 2015

Vídeo, madeira, vinil adesivo, letreiro de LED, apresentação musical

Recursos públicos financiam paisagens digitais que se distribuem massivamente em diversos canais, públicos e privados. Nos territórios da cidade e nos meios de comunicação, a imaginação é disputada. A publicidade, a música independente, o circuito de arte contemporânea, a ação dispersa nas redes virtuais, simultaneamente, produzem e fazem circular imagens que nos colocam diante de diferentes futuros. Em que condições se disputa a imaginação?

Esse vídeo é parte do projeto Descrito como real, proposição de Vitor Cesar e Enrico Rocha. A edição reproduz pequenos trechos de vídeos já existentes, listados abaixo, produzidos por órgãos públicos e que divulgam grandes projetos de intervenção na estrutura urbana da cidade de Fortaleza (CE). Os vídeos originais são um convite a imaginar o futuro da cidade, mas suas imagens também nos convocam a um debate urgente e necessário: quem imagina a cidade? O assunto se desdobra em muitas questões, algumas polêmicas. A conversa é aberta e se propõe como reflexão crítica.

Anfibologia, tradução, 2015

12 cartazes aplicados em espaços destinados à publicidade, escritos em polonês
1,2m × 1,8m cada

Textos baseados em relatos sobre o espaço urbano de Varsóvia, desenvolvidos em colaboração com o tradutor Michal Lipzic. Cada frase tem uma construção sintática ambígua. Projeto realizado durante a residência do programa VideoBrasil em Contexto, apresentado como parte das atividades no espaço público do Ujazdowski Castle Center for Contemporary Art.

Anfibologia, tradução, 2015

12 cartazes aplicados em espaços destinados à publicidade, escritos em polonês
1,2m × 1,8m cada

Textos baseados em relatos sobre o espaço urbano de Varsóvia, desenvolvidos em colaboração com o tradutor Michal Lipzic. Cada frase tem uma construção sintática ambígua. Projeto realizado durante a residência do programa VideoBrasil em Contexto, apresentado como parte das atividades no espaço público do Ujazdowski Castle Center for Contemporary Art.

Anfibologia, tradução, 2015

12 cartazes aplicados em espaços destinados à publicidade, escritos em polonês
1,2m × 1,8m cada

Textos baseados em relatos sobre o espaço urbano de Varsóvia, desenvolvidos em colaboração com o tradutor Michal Lipzic. Cada frase tem uma construção sintática ambígua. Projeto realizado durante a residência do programa VideoBrasil em Contexto, apresentado como parte das atividades no espaço público do Ujazdowski Castle Center for Contemporary Art.

Romance policial, 2013

Impressos, offset, serigrafia, tinta, ampliações fotográficas e madeira
Dimensões variáveis

Projeto de ficção no qual o designer é contratado para dar visibilidade gráfica às operações da Polícia Federal, batizadas com nomes de caráter publicitário. Cada montagem é entendida como uma mostra de artes gráficas e para tanto é realizada uma expografia específica.

Vista da instalação na Galeria Millan, exposição Boletim, 2013.

Romance policial, 2013

Impressos, offset, serigrafia, tinta, ampliações fotográficas e madeira
Dimensões variáveis

Projeto de ficção no qual o designer é contratado para dar visibilidade gráfica às operações da Polícia Federal, batizadas com nomes de caráter publicitário. Cada montagem é entendida como uma mostra de artes gráficas e para tanto é realizada uma expografia específica.

Vista da instalação na Galeria Millan, exposição Boletim, 2013.

Romance policial, 2013

Impressos, offset, serigrafia, tinta, ampliações fotográficas e madeira
Dimensões variáveis

Projeto de ficção no qual o designer é contratado para dar visibilidade gráfica às operações da Polícia Federal, batizadas com nomes de caráter publicitário. Cada montagem é entendida como uma mostra de artes gráficas e para tanto é realizada uma expografia específica.

Vista da exposição Metrô de Superfície II, Centro Cultural São Paulo, 2013.

Romance policial, 2013

Impressos, offset, serigrafia, tinta, ampliações fotográficas e madeira
Dimensões variáveis

Projeto de ficção no qual o designer é contratado para dar visibilidade gráfica às operações da Polícia Federal, batizadas com nomes de caráter publicitário. Cada montagem é entendida como uma mostra de artes gráficas e para tanto é realizada uma expografia específica.

Vista da exposição Metrô de Superfície II, Centro Cultural São Paulo, 2013.

Relevo e aderência, 2013

Areia, cimento e tijolos
Aprox. 12m de largura
Parede chapiscada e relevo/apoio

Trabalho realizado com o mestre de obras Manuel da Silva no MAM-SP. Exposição P33: Formas únicas da continuidade no espaço – Panorama da arte brasileira, MAM-SP.

Relevo e aderência, 2013

Areia, cimento e tijolos
Aprox. 12m de largura
Parede chapiscada e relevo/apoio

Trabalho realizado com o mestre de obras Manuel da Silva no MAM-SP. Exposição P33: Formas únicas da continuidade no espaço – Panorama da arte brasileira, MAM-SP.

Relevo e aderência, 2013

Areia, cimento e tijolos
Aprox. 12m de largura
Parede chapiscada e relevo/apoio

Trabalho realizado com o mestre de obras Manuel da Silva no MAM-SP. Exposição P33: Formas únicas da continuidade no espaço – Panorama da arte brasileira, MAM-SP.

 

Anfibologia, Reciprocidad, 2013

Tipografia em metal
Caracteres com 10cm de altura
Frase inteira com aprox. 6cm de largura

Texto na fachada do Museo Experimental El Eco: “Os efeitos da obra deste artista são de sua responsabilidade”. Tipografia similar às encontradas no entorno e utilizada nos anos 50 e 60.

Anfibologia, Reciprocidad, 2013

Tipografia em metal
Caracteres com 10cm de altura
Frase inteira com aprox. 6cm de largura

Texto na fachada do Museo Experimental El Eco: “Os efeitos da obra deste artista são de sua responsabilidade”. Tipografia similar às encontradas no entorno e utilizada nos anos 50 e 60.

Anfibologia, Reciprocidad, 2013

Tipografia em metal
Caracteres com 10cm de altura
Frase inteira com aprox. 6cm de largura

Texto na fachada do Museo Experimental El Eco: “Os efeitos da obra deste artista são de sua responsabilidade”. Tipografia similar às encontradas no entorno e utilizada nos anos 50 e 60.

Interfones, 2011

Sistema de três interfones instalados na rua ao longo de uma escadaria, em que passantes podem usar dois ou três aparelhos simultaneamente. Os locais de instalação não permitiam ver o outro interfone.

Metal, acrílico, circuitos eletrônicos, áudio, circuito elétrico
Dimensões variáveis

Trabalho comissionado na escadaria da Rua João Manoel, no Centro de Porto Alegre, do projeto Cidade não vista, 8ª Bienal do Mercosul.

Interfones, 2011

Sistema de três interfones instalados na rua ao longo de uma escadaria, em que passantes podem usar dois ou três aparelhos simultaneamente. Os locais de instalação não permitiam ver o outro interfone.

Metal, acrílico, circuitos eletrônicos, áudio, circuito elétrico
Dimensões variáveis

Trabalho comissionado na escadaria da Rua João Manoel, no Centro de Porto Alegre, do projeto Cidade não vista, 8ª Bienal do Mercosul.

Interfones, 2011

Sistema de três interfones instalados na rua ao longo de uma escadaria, em que passantes podem usar dois ou três aparelhos simultaneamente. Os locais de instalação não permitiam ver o outro interfone.

Metal, acrílico, circuitos eletrônicos, áudio, circuito elétrico
Dimensões variáveis

Trabalho comissionado na escadaria da Rua João Manoel, no Centro de Porto Alegre, do projeto Cidade não vista, 8ª Bienal do Mercosul.

Herança e partilha, 2011

Rádios posicionados em diferentes pontos do espaço expositivo, que ligam automaticamente às 19h e frequências que transmitem a Voz do Brasil, e desligam às 20h.

Painel de MDF e vinil adesivo branco
Dimensões variáveis

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

Imagem da exposição Em Direto, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, 2011.

Herança e partilha, 2010

Rádios posicionados em diferentes pontos do espaço expositivo, que ligam automaticamente às 19h e frequências que transmitem a Voz do Brasil, e desligam às 20h.

Painel de MDF e vinil adesivo branco
Dimensões variáveis

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

Imagem da exposição Em Direto, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, 2011.

Herança e partilha, 2010

Rádios posicionados em diferentes pontos do espaço expositivo, que ligam automaticamente às 19h e frequências que transmitem a Voz do Brasil, e desligam às 20h.

Painel de MDF e vinil adesivo branco
Dimensões variáveis

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

Imagem da exposição Em Direto, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, 2011.

A Voz do Brasil, 2010

Projetor, madeira, vinil adesivo, caixas de som, microfone, impressos.

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

A Voz do Brasil, 2010

Projetor, madeira, vinil adesivo, caixas de som, microfone, impressos.

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

A Voz do Brasil, 2010

Projetor, madeira, vinil adesivo, caixas de som, microfone, impressos.

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

Imagem da exposição Anotações Singularidades. Itaú Cultural, São Paulo, 2014.

A Voz do Brasil, 2010

Projetor, madeira, vinil adesivo, caixas de som, microfone, impressos.

Pesquisa sobre o programa de rádio A voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas, com diferentes desdobramentos: vídeo com imagens de arquitetura moderna, textos de presidentes e ministros veiculados no programa; áudio de O Guarani, de Carlos Gomes; microfone aberto ao público; tela de projeção similar a outdoor e palco; painel apoiado na parede; impressos com informações sobre o programa de rádio e textos veiculados.

Imagem da exposição Anotações Singularidades. Itaú Cultural, São Paulo, 2014.

Artista é público, 2009

Tipografia em metal
Aprox. 2m de largura

Imagens da exposição Cavalo de Tróia. Caos e efeito, Instituto Itaú Cultural, 2011.

Obra apresentada nas exposições: Osso: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Poipoidrome – Frestas Trienal de Artes, Sesc Sorocaba, Sorocaba; Desobjetos: a memória das coisas, Mostra Sesc de Artes, Sesc Ipiranga, São Paulo; Caos e efeito, Instituto Itaú Cultural, São Paulo; Sobrepostas, permeáveis e intercambiáveis, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza.

Artista é público, 2009

Tipografia em metal
Aprox. 2m de largura

Imagens da exposição Cavalo de Tróia. Caos e efeito, Instituto Itaú Cultural, 2011.

Obra apresentada nas exposições: Osso: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Poipoidrome – Frestas Trienal de Artes, Sesc Sorocaba, Sorocaba; Desobjetos: a memória das coisas, Mostra Sesc de Artes, Sesc Ipiranga, São Paulo; Caos e efeito, Instituto Itaú Cultural, São Paulo; Sobrepostas, permeáveis e intercambiáveis, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza.