
Desde os anos 1970, Vera tem atuado avidamente no cenário cultural de Porto Alegre, figurando entre os fundadores do Grupo Nervo Óptico (1976–1978) — em conjunto com Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares e Telmo Lanes —, do Espaço N.O. (1979–1982) e também da Galeria Obra Aberta (1999–2002). Em 2005, instituiu uma fundação dedicada à difusão, preservação e divulgação da arte contemporânea, que leva seu nome e a qual preside desde então.
Vera Chaves Barcellos é formada em Música pelo então Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde também frequentou durante dois anos o curso de Artes Plásticas. No início dos anos 60, passou a se dedicar à gravura, na qual se iniciou em instituições na Holanda e na Inglaterra. Nos início dos anos 70 começa a empregar a fotografia em seu trabalho, e passa de uma estética ainda ligada ao modernismo à uma obra mais conceitual. Em 1975, aprofundou seu conhecimento em técnicas gráficas e fotografia no Croydon College ao ser contemplada com uma bolsa do British Council. Muitos de seus trabalhos visam colocar em discussão os rendimentos e limites da própria linguagem fotográfica, pela manipulação com pintura e utilizando não só imagens próprias como apropriadas da mídia. A partir do final dos anos 1980, incorpora objetos às imagens fotográficas, realizando a partir de então uma série de instalações.
A artista realizou inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Em 1976 integrou o grupo de artistas representantes do Brasil na 37ª Bienal de Veneza com o trabalho Testarte. Participou de quatro Bienais de São Paulo, da V Bienal de Artes Visuais do Mercosul (2005), da mostra “Anos 70 – Arte como Questão” (2007), no Instituto Tomie Ohtake, e da mostra “MAM na Oca” (2006), além de exposições coletivas na Alemanha, Bélgica, Coreia, França, Holanda, Inglaterra, Japão, Estados Unidos e Austrália. Em 2007, o Cultural Santander de Porto Alegre fez uma retrospectiva da sua carreira com a mostra “O Grão da Imagem – Uma Viagem pela Poética de Vera Chaves Barcellos”, e, em 2009, “Imagens em Migração”, uma mostra abrangente de sua obra é apresentada no MASP, em São Paulo. Em 2017, participa da exposição “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960–1985”, inaugurada no Hammer Museum (Los Angeles), que foi mostrada no ano seguinte no Brooklyn Museum (Nova York) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.


On Ice
Vera Chaves Barcellos, Flavio Pons e Claudio Goulart Série fotográfica e performance 105 × 105 cm Ed. 1/5


On Ice
Vera Chaves Barcellos, Flavio Pons e Claudio Goulart Série fotográfica e performance 105 × 105 cm Ed. 1/5


On Ice
Vera Chaves Barcellos, Flavio Pons e Claudio Goulart Série fotográfica e performance 105 × 105 cm Ed. 1/5


On Ice
Vera Chaves Barcellos, Flavio Pons e Claudio Goulart Série fotográfica e performance 105 × 105 cm Ed. 1/5


On Ice
Vera Chaves Barcellos, Flavio Pons e Claudio Goulart Série fotográfica e performance 105 × 105 cm Ed. 1/5


On Ice
Vera Chaves Barcellos, Flavio Pons e Claudio Goulart Série fotográfica e performance 105 × 105 cm Ed. 1/5


On Ice — Cartaz Nervo Óptico n.11
Flavio Pons, Claudio Goulart e Vera Chaves Barcellos Impressão offset 34 × 23 cm


O Estranho Desaparecimento de VCB
Impressão digital em papel fotográfico Série de 9 fotografias P&B, 24 × 18 cm cada Ed. 1/5


Pequena Estória de um Sorriso
Livro de artista Fotocópia e colagem sobre papel 14 páginas, 28 × 30 cm cada Ed. 3


Retratos
Políptico de 8 fotografias
Impressão sobre papel fotográfico
Imagens horizontais: 23,5 × 35 cm
Imagens verticais: 35 × 23,5 cm


Epidermic Scapes
Vista da exposição “Radical Women: Latin American Art, 1960–1985”, 2018 Brooklyn Museum, Nova York


Epidermic Scapes
Vista da exposição “Imagens em Migração”, 2009 MASP, São Paulo


Ciclo e Testartes
Espaço N.O., Porto Alegre


Ciclo
Livro de artista Caixa de acrílico com 29 lâminas em serigrafia 33,40 × 33,40 cm Ed. 50


Testarte — Que Há Por Detrás?
Fotografica analógica Políptico de 7, 60 × 50 cm cada Essa obra acompanha um conjunto de cartas escritas pelo público participante que era convidado a escrever o que via por de trás das imagens propostas.


Testart I
Livro de artista Impressão offset 24 × 16 cm Ed. 500


Testarte VII
Folha offset com perguntas: Quem é? Onde está? De onde vêm? Para onde vai?
21 × 29,5 cm
Fotografia analógica
35 × 29,9 cm


Muros, da série “Testarte”


Per(so)nas
Impressão digital sobre papel Políptico de 18 fotografias, 40 × 30 cm cada


Testarte VIII – O Cofre
Cartão postal com pergunta: Que há dentro deste cofre? 10 × 15 cm


Testarte VIII – O Cofre
Cartões postais com respostas 10 × 15 cm


Testarte VIII – O Cofre
Vista da exposição “O Grão da Imagem”, 2007 Santander Cultural, Porto Alegre


Manequins de Düsseldorf
Fotografia colorida Políptico de 27, 30 × 20 cm cada


Da Capo
Livro de artista Impressão offset 12,5 × 34 × 1 cm Ed. 130


Atenção I, 1980/2007
Versão de 2007: Fotografia P&B e painel eletrônico Versão de 1980: Livro de artista Fotocópia sobre papel


Epidermic Scapes
Pigmento mineral sobre papel Enhanced Matte
Políptico de 20, 25 × 30 cm cada
Ed. 3


Em Busca da Cabeça, Em Busca do Coração
Instalação Políptico de 14 fotografias 100 × 50 cm cada Caixa de madeira com carvão mineral 27 × 228 × 85 cm Políptico de 14 fotografias 35 × 40 cm cada Coleção do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro


The Birds, da série “De Pelìcula”
Impressão jato de tinta sobre papel Políptico de 10, 13 × 19 cm cada


Pequeno Discurso Amoroso, da série “De Pelìcula”


Da União e da Cisão
Fotografia sobre gelatina de prata 60,6 × 21,9 cm


Per gli Ucelli
Instalação composta por taças, luzes e sons da natureza “Projeto Octógono Arte Contemporânea”, 2010 Pinacoteca do Estado, São Paulo


Per gli Ucelli
Instalação composta por taças, luzes e sons da natureza “Projeto Octógono Arte Contemporânea”, 2010 Pinacoteca do Estado, São Paulo


Momento Vital
Livro de artista Fotocópia sobre papel 29,70 × 21 × 1 cm Ed. 48


Estudo para Dissolução da Imagem
Fotografia sobre gelatina de prata 35,50 × 25,50 cm


Maras Sombras
Fotografia sobre gelatina de prata 56 × 29 cm


VXV
Fotografia Tríptico, 18 × 48 cm cada Ed. 5


L’Intervallo Perduto (homenagem a Gillo Dorfles)
Políptico de 28 fotografias (20 × 30 cm cada), TV 12 pol., letreiro em acetato, voile e pedestal de alumínio Ed. 2/3


L’Intervallo Perduto (homenagem a Gillo Dorfles)
Detalhe da instalação Políptico de 28 fotografias, 20 × 30 cm cada


Definição de Arte
DVD vídeo Duração: 24’ Ed. 5


One Way, Two Ways
Fotografia sobre gelatina de prata 21 × 70 cm


Gestos
Fotografia sobre gelatina de prata 70 × 50 cm


Memórias
Impressão sobre papel algodão Políptico de 20 fotografias, 18 × 24 cm cada


Memória de Barcelona (P&B)
Fotografia digital Políptico de 10, 20 × 30 cm cada Ed. 3


Memória de Barcelona (Cor)
Fotografia digital 7 imagens de 20 × 30 cm e 7 imagens de 30 × 20 cm Ed. 3


Keep Smilling
Fotografia sobre gelatina de prata 33,5 × 33,5 cm


Keep Smilling 2
Fotografia sobre gelatina de prata 33,5 × 33,5 cm


Maras
Fotografia 63 × 47,5 cm Ed. 3