
Um dos principais idealizadores do movimento de arte política brasileira dos anos 60, Pedro Escosteguy foi um artista com múltipla atuação. Iniciou sua carreira como poeta nos anos 50, participando do Grupo Quixote. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a trabalhar como artista plástico junto a artistas como Antonio Dias, Antonio Manoel, Rubens Gerchman, Carlos Vergara, entre outros. Participou de históricas exposições de arte política no Brasil, como a “Nova Objetividade Brasileira” (1967), “Opinião 65” e “Opinião 66”, das quais foi um dos idealizadores, assim como da exposição “Nova Figuração – Anos 60”, na Galeria Jean Boghici, no Rio de Janeiro. Participou também das 8ª e 9ª Bienais de São Paulo. No mesmo período, criou o texto e roteiro para o emblemático filme “Arte Pública” (1967) que apresenta a Bienal de São Paulo e os artistas brasileiros de vanguarda desse período, como Abraão Palatnik, Antonio Dias, Carlos Vergara, Glauco Rodrigues, Lygia Clark, Rubens Gerchman, incluindo performances de Hélio Oiticica e Lygia Pape.


Pintura Tátil
Letras em plástico, tecido, metal e pintura sobre madeira 46 × 70,5 cm Exposições: XIII Salão Nacional de Arte Moderna. Rio de Janeiro, 1964. Nova Objetividade Brasileira. Rio de Janeiro, 1967.


Torturador (O Monstro)
Ferro, borracha, plástico e pintura sobre madeira 90 × 70 cm Exposição: XIII Salão Nacional de Arte Moderna. Rio de Janeiro, 1964.


Ar Vermelho (Série Fantasma), Sem data
Acrílico e pintura sobre madeira 30 × 30 cm


Jogo (Roleta)
Pintura sobre madeira 120 × 60 cm
Exposições: XIII Salão Nacional de Arte Moderna. Rio de Janeiro, 1964. O Objeto na Arte 60/70. Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, 1978.


Linha de Força (Ação)
Pintura e tecido sobre madeira
Coleção Roger Wright/Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo


Psicodrama (Paz)
Pintura e metal sobre madeira 140 × 185 cm Exposições: VII Bienal de São Paulo. São Paulo, 1965. O Objeto na Arte 60/70. Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, 1978.


Corpo Estranho (Dizer)
Metal e pintura sobre madeira 180 × 110 cm Exposição: VII Bienal de São Paulo. São Paulo, 1965.


Objeto Popular
Acrílico sobre madeira 130,6 × 96,5 cm


Vietnam
Acrílico e pintura sobre madeira 89,5 × 65,9 cm


Cidade Setembro
Ponta seca e pintura sobre madeira 75 × 103 × 4 cm


O Circo
Acrílico, cordão, metal e pintura sobre madeira 100 × 70 cm Exposições: Opinião 65. Rio de Janeiro, 1965. Retrospectiva Opinião 65. Rio de Janeiro, 1985. Museu de Arte Assis Chateaubriant no Centro Cultural Banco do Brasil. Brasília, 2001.


Estória (O Fim da Idade do Chumbo)
Pintura sobre madeira 70 × 100 cm Exposições: Opinião 65. Rio de Janeiro, 1965. Retrospectiva Opinião 65. Rio de Janeiro, 1985. Opinião 65 — 30 Anos. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 1995.


Jogos da Paz
Pintura e acrílico sobre madeira 70 × 70 cm


Jogos da Paz (Série Imantados)
Metal, ímã e pintura sobre madeira 70 × 70 cm Exposição: Opinião 65. Rio de Janeiro, 1965.


O Vampiro de Rabo Preso
Metal e pintura sobre madeira 40 × 28 cm


Ar (Arma)
Acrílico 25 × 30 cm Coleção Fundação Vera Chaves Barcellos


Ar
Caixa acrílica 6,7 × 11,4 × 4 cm


Pombo do Coração Quente
Pintura-objeto 20 × 20 × 20 cm Exposição: IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal. Rio de Janeiro, 1967.


Lua
Acrílico e pintura sobre madeira 37,5 × 29,4 cm


Esqueleto, Sem data
Caixa de madeira com esqueleto de plástico 17,5 × 13 cm (fechado), 33 × 13 cm (aberto)


Do Amo ao Amor
Metal, madeira e pintura sobre isopor prensado 212 × 97 × 97 cm Exposições: XX Salão de Arte Moderna. Rio de Janeiro, 1971. Objeto na Arte 60/70. Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, 1978.


Cartaz
Pintura sobre madeira 180 × 132 cm Exposição: XVI Salão Nacional de Arte Moderna. Rio de Janeiro, 1967.


Liberd, Déc. 70
Esquadro, metal e pintura sobre madeira 70 × 50 cm


A Garrafa (Resista)
Vidro, tecido e plástico 19,5 × ø 7,5 cm Exposição: I Salão da Bússola. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, 1969.


Auto-retrato, Déc. 60
Espelho e pintura sobre madeira 39 × 21 cm


Quadro Imantado, Sem data
Madeira, ímã e pintura 30 × 24 cm


Seven Days
Caixa acrílica com 7 lenços 80 × 30 × 6,5 cm Exposição: Gaber Gallery. Amsterdã, 1971.