
Fotógrafo, pintor, escultor e artista multimídia, Luiz Alphonsus é um dos principais expoentes da arte conceitual nacional. Precursor da Land Art no Brasil, sua produção é marcada pelas formações geológicas e situações geográficas de seus arredores: hora os mares de morro do Rio de Janeiro, hora o céu de Brasília, a paisagem e sua relação com o homem é tema fundamental de sua obra. Usando o desenho e a palavra para traçar mapas físicos e subjetivos, Luiz Alphonsus discute nosso lugar no mundo.
Natural de Belo Horizonte, Luiz Alphonsus inicia sua trajetória nos anos 1960, já morando em Brasília, cidade fundamental para sua formação artística. Lá conhece e se aproxima de Cildo Meirelles, Guilherme Vaz e Alfredo Fontes, artistas com quem integra um grupo, e ao lado dos quais enfrenta os anos mais severos da ditadura militar. Em 1969, morando no Rio de Janeiro, funda a Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna [MAM] do Rio de Janeiro, com Frederico Morais, Guilherme Vaz e Cildo Meireles: encarada como um laboratório de pesquisa de novas linguagens, a UE discutia não só a participação e presença do espectador na obra, mas os próprios limites das categorias artísticas, do papel do artista, do crítico e das instituições.
Indissociável do cenário político do período entre as décadas 1960 e 1970, a obra de Luiz Alphonsus reflete as tensões de sua época. Em 1970 participa da exposição Do corpo à terra — um marco para a arte de vanguarda brasileira —, organizada por Frederico Morais, com o trabalho Napalm, no qual o artista incendeia uma faixa plástica de 15 metros usando napalm, estendida sobre a grama do Parque Municipal de Belo Horizonte. O artista adota a ideia de uma linha infinita, de fluxo contínuo, presente na série 60 white meters (1969) e no trabalho Encontro em um ponto (1970). Do mesmo ano, Negativo/Positivo explora a natureza enquanto objeto da fotografia e máquina fotográfica simultaneamente, usando do tempo transitório e incandescente do fogo para registrar uma “escrita da luz”.
Esteve presente em importantes coletivas que posteriormente se tornaram marcos para a arte brasileira, como a participação no 4º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal (1967); 2ª Bienal Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (1968); Salão da Bússola (1969) com o trabalho Túnel, XI Bienal de São Paulo com a instalação Dedicado a paisagem do nosso planeta; Expoprojeção São Paulo (1973) com o vídeo Besame Mucho, entre tantas outras.
No final dos anos 1970, passa a se dedicar à série de fotografias Bares Cariocas, onde retratou botequins de rua do Rio de Janeiro. Com cerca de três mil imagens, todas realizadas à noite, esse conjunto atesta o interesse do artista não só pelo site urbano, mas pela pela arte e a cultura populares produzidas em meio à cidade.
Por fim, as obras dos anos 2000 atualizam as dimensões trabalhadas durante os anos 1960 e 1970: agora, no entanto, somos carregados para além da dimensão política e entregues ao tráfego do tempo e do espaço sideral, com escritos sobre o passado e o futuro.


Negativo/Positivo
1970
Fotografia
Políptico
100 x 70 cm [cada]


Making of de Negativo/ Positivo
1970
Espírito Santo
—
Foto: Sergio Porto


60 white meters
1969
Fotografia
45 x 77,5 cm


60 white meters on the road
1969
Fotografia


Napalm
1970
Napalm e faixa plástica de 15 metros sobre a grama do Parque Municipal de Belo Horizonte
—
Trabalho realizado em ocasião da exposição Do corpo à terra, Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.


Napalm
1970
Napalm e faixa plástica de 15 metros sobre a grama do Parque Municipal de Belo Horizonte
—
Trabalho realizado em ocasião da exposição Do corpo à terra, Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.


AREIA SECA NO FUNDO DO MAR
1971
Tubo de PVC com areia seca e placa de cobre
lançado em alto mar na região de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro


Célula
1967
Objeto


Célula
1967
Objeto


Projeto Ambiente N1
1969
Maquete
Madeira, chapa metálica e acrílico
29 x 24 x 37 cm


Projeto Ambiente N1
1969
Maquete
Madeira, chapa metálica e acrílico
29 x 24 x 37 cm


Ambiente
1969
Instalação
Dimensões variáveis


Ambiente
1969
Instalação
Dimensões variáveis


Ambiente
1969
Instalação
Dimensões variáveis


Ambiente
1969
Instalação
Dimensões variáveis


Um trabalho expressionista móvel, abrindo e fechando
da série bichos não concretos, 1967
Chapa de ferro e solda


Rotação
1970
Fotografia
64 x 100cm


Making of de ENCONTRO EM UM PONTO (rocha), 1970


ENCONTRO EM UM PONTO (rocha)
série Edições, 1970-1984
Fotografia, nylon e vinílica sobre aglomerado
24 x 67, 2 cm


ENCONTRO EM UM PONTO (água)
série Edições, 1970-1984
Fotografia, nylon e vinílica sobre aglomerado
24 x 67, 2 cm


Dedicado a paisagem do nosso planeta
1971/1998
Instalação
Tecido, pedras e grama falsa
Dimensões variáveis
—
Vista Museu de Arte Contemporânea [MAC] Niterói, Rio de Janeiro, Bra


Dedicado a paisagem do nosso planeta
1971/1998
Instalação
Tecido, pedras e grama falsa
Dimensões variáveis
—
Vista XI Bienal de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, Brasil


Remoção
1970
Fotografia
70 x 97 cm


Horizonte [Projeto para uma nova paisagem do planeta TERRA]
1971
Letraset sobre fotografia


Corte em uma montanha
série Edições, 1971-1984
Fotografia, nylon e vinílica sobre aglomerado
24 x 67, 2 cm


Tensão
1972
Instalação
Pandeiro, faca, banco de madeira, roldana e fio de sisal
Dimensões variáveis


Projetando Galáxias
1972
Fotografia
90 x 63 cm


MINHA HOMENAGEM AO DISTINTO EX-TADO DA GUANABARA (MATA VERDE, CÉU AZUL)
da série Brazilian Landscape, 1974
Acrílica, letra set, papel colado e fita sobre cartão
36,5 x 50,5 cm


Brazilian landscape
c. 1974
Guache, acrílica e letraset sobre papel
24 x 36 cm


Brazilian landscape
1974
Acrílica e letraset sobre cartão
35 x 50 cm


Morning


Brazilian Sky


Céu


Aos Desaparecidos
1973
Vídeo
5’25”
—
Projeção de slide e som apresentada na IX Bienal de Paris em 1975 e na exposição Coração 7/7/77 no Museu de Arte Moderna [MAM] do Rio de Janeiro


natureza
1973-1975
Acrílica e lápis de cor sobre fotografia e tela
57,9 x 90,3 cm


Cigarro Fumado na Última Hora do Dia 1o. de Fevereiro de 1970
1975
Pintura de base fotográfica
25 x 50 cm


O lugar onde estamos
1975
Fotografia
60 x 87 cm


Conceitual caboclo
1975/1980
Instalação
Acrílica sobre tecido, vidro, metal e vela
Dimensões variáveis


Conceitual caboclo
1975/2011
Instalação
Acrílica sobre tecido, vidro, metal e vela
Dimensões variáveis


Conceitual caboclo
1975/1984
Fotografia e pintura sobre linho
100 x 200 cm


Um olhar de relance
1977
Pintura sobre base fotográfica
50 x 60 cm


A Jovem Guarda (minha homenagem)
1979
Pintura de base fotográfica
76 x 72 cm


Sinuca
1979
Pintura de base fotográfica
76 x 72 cm


Pedaços do Universo, Universo em Pedaços
1982
Pedra, acrílico e cimento
32 x 16 x 27 cm


Brazilian landscape
1987
Acrílico sobre tela
170 x 300 cm


O Observador e o Passante
1991
Instalação
Dimensões variáveis
—
Vista MAM


O Observador e o Passante
1991
Instalação
Dimensões variáveis


O Observador e o Passante
1991
Instalação
Dimensões variáveis


A Grande Cidade
1990
Tríptico
Acrilica sobre tela
180 x 320cm


Flutuante
2000
Instalação
Dimensões Variáveis
—
Vista Cavalariças Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil


Flutuante
2000
Instalação
Dimensões Variáveis
—
Vista Cavalariças Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil


Caos — Cosmo
1998/1999
Instalação com pintura em acrílico
155 x 183 cm


Criação da linguagem
2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm


Criação da linguagem
2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm


Perpetuação da linguagem
2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm


Perpetuação da linguagem
2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm


Horizonte
2012
Acrílica sobre tela
130 x 200cm


Voo Flight
2013
Acrílica
130 x 200cm


Voo Flight ||
2013
Díptico
Acrílica sobre tela
130 x 200 cm


17 bilhões de anos no futuro
2014
Acrílica sobre tela
103 x 201 cm


17 bilhões de anos no futuro
2014
Acrílica sobre tela
103 x 201 cm


Voo flight with Kandinsky
2014
Díptico
Acrílica sobre tela
130 x 100 cm [cada]


Light Years Away
2014
Tríptico
Acrílica sobre tela
150 x 300cm


Light Years Away
2014
Tríptico
Acrílica sobre tela
265 x 100cm


Lua
2018
Acrílica sobre tela
140 x 100 cm