Luiz Alphonsus
Exposições Superfície +

2023
Petite Galerie: Franco Terranova e as vanguardas brasileiras

Exposições Individuais +

2022
Ambiental Enigmático. Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, Brasil.

2011
Outro Lado. Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil.

2009
Individual de Luiz Alphonsus. Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil.

2005
Luiz Alphonsus 2005/1974: 31 anos na Coleção Gilberto. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

2001
Cósmicas Paisagens/Falsas Paisagens. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.

1995
Infinitas Imagens no Tempo. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.

1990
Drama - Hot Mind - A Grande Cidade. Galeria Saramenha, Rio de Janeiro, Brasil.

1987
Rio de Janeiro/Linha do Céu. Petite Galerie, Rio de Janeiro, Brasil.

1984
Edições. Petite Galerie, Rio de Janeiro, Brasil.

1977
Individual de Luiz Alphonsus. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Coração (7/7/77). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1974
Por Falar em Desenho, Acende meu Cigarro...Petite Galerie, Rio de Janeiro, Brasil.

Exposições Coletivas +

2019
Horizontes - As Paisagens nos Coleções MAM Rio. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

2014
Expoprojeção 1973-2013. SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.

2013
Conversa de Artista. Amarelonegro Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil.
Obranome III.Galeria de Arte do Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça, Portugal.
Rio de Imagens: uma paisagem em construção. Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro, Brasil.

2012
Sombras: Livro objeto de Franco Terranova. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Máquina de Voar. Galeria Oscar Cruz, São Paulo, Brasil.

2011
Aberto / Brasília. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), Brasília, Brasil.

2010
Genealogias do Contemporâneo. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Acervo. Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil.
Mapas Invisíveis. Caixa Cultural Rio, Rio de Janeiro, Brasil.
2ª Novas aquisições 2007 - 2010. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Arquivo Brasília: cidade imaginário. Brasília, Brasil.

2009
Nano. Studio 44, Estocolmo, Suécia.

2007
Arte como Questão: anos 70. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil.
Filmes de Artista: Brasil 1965-80. Oi Futuro, Rio de Janeiro, Brasil.

2004
O Preço da Sedução: do espartilho ao silicone. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Novas Aquisições 2003: Coleção Gilberto Chateaubriand. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
A subversão dos meios. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.

2003
Desenho Anos 70. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Artefoto 2003. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), Brasília, Brasil.
MAC USP 40 Anos: interfaces contemporâneas. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), São Paulo, Brasil.
Artefoto. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio), Rio de Janeiro, Brasil.
A Imagem do Som do Rock Pop Brasil. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.

2002
Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.

2001
A Imagem do Som de Antônio Carlos Jobim. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
Do Corpo à Terra: um marco radical na arte brasileira. Belo Horizonte, Brasil.
Nova Orlândia. Rio de Janeiro, Brasil.

2000
Situações: arte brasileira anos 70. Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.

1999
Mostra Rio Gravura. Espaço Gravado. Museu do Telephone, Rio de Janeiro, Brasil.
Espelho da Bienal. Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

1998
O Moderno e o Contemporâneo na Arte Brasileira: Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM/RJ. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo, Brasil.

1996
Impressões Itinerantes. Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
O Efêmero na Arte Brasileira: anos 60/70. Itau Galeria, Brasília, Brasil.

1994
Trincheiras: arte e política no Brasil. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Sob o Signo de Gêmeos. Galeria Saramenha, Rio de Janeiro, Brasil.
O Desenho Moderno no Brasil: Coleção Gilberto Chateubriand. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Impressões. Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil.

1993
O Papel do Rio. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
Arte Erótica. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
O Desenho Moderno no Brasil: Coleção Gilberto Chateaubriand. Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, Brasil.

1992
Anos 60/70: Coleção Gilberto Chateubriand: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, Brasil.
Intervenção no Espaço Branco. Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), Rio de Janeiro, Brasil.

1990
Drama - Hot Mind - A Grande Cidade. Galeria Saramenha, Rio de Janeiro, Brasil.

1988
Hedonismo: Coleção Gilberto Chateaubriand. Galeria Edifício Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, Brasil.

1987
Ao Colecionador: homenagem a Gilberto Chateaubriand. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Rio de Janeiro, Fevereiro, Março: do modernismo à geração 80. Galeria de Arte Banerj, Rio de Janeiro, Brasil.

1986
Depoimento de uma Geração: 1969-1970. Galeria de Arte Banerj, Rio de Janeiro, Brasil.

1984
Portrait of Country: brazilian modern art from the Gilberto Chateubriand collection. Barbican Art Gallery, Londres, Inglaterra.
Intervenções no Espaço Urbano. Galeria Sérgio Milliet, Rio de Janeiro, Brasil.
Coleção Gilberto Chateaubriand: retrato e auto-retrato da arte brasileira. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1982
Do Moderno ao Contemporâneo: Coleção Gilberto Chateaubriand. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Lisboa, Portugal.
Brasil 60 Anos de Arte Moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand. Barbican Art Gallery, Londres, Inglaterra.
Brasil 60 Anos de Arte Moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Lisboa, Portugal.
Futebol: interpretações. Galeria de Arte Banerj, Rio de Janeiro, Brasil.

1981
Do Moderno ao Contemporâneo: Coleção Gilberto Chateaubriand. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Mam Rio), Rio de Janeiro, Brasil.

1979
15ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1977
Identidade de artista – um livro. Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), Rio de Janeiro, Brasil.

1976
Arte Agora I. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Mam Rio), Rio de Janeiro, Brasil.

1975
9ª Bienal de Paris. Paris, França.

1974
9º Salão de Arte Contemporânea de Campinas. Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC), Campinas, Brasil.

1973
Expo-Projeção 73. Espaço Grife, São Paulo, Brasil.
Indagação sobre a Natureza: significado e função da obra de arte. Galeria Ibeu Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.

1972
Mostra de Arte Sesquicentenário da Independência e Brasil Plástica - 72. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1971
11ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1970
Pré-Bienal de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Do corpo à terra. Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1969
Salão da Bússola. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Mam Rio), Rio de Janeiro, Brasil.

1968
4º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal. Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília, Brasil.

Coleções Públicas +
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), Rio de Janeiro, Brasil.

Itaú Cultural (Acervo Banco Itaú), São Paulo, Brasil.




Fotógrafo, pintor, escultor e artista multimídia, Luiz Alphonsus é um dos principais expoentes da arte conceitual nacional. Precursor da Land Art no Brasil, sua produção é marcada pelas formações geológicas e situações geográficas de seus arredores: hora os mares de morro do Rio de Janeiro, hora o céu de Brasília, a paisagem e sua relação com o homem é tema fundamental de sua obra. Usando o desenho e a palavra para traçar mapas físicos e subjetivos, Luiz Alphonsus discute nosso lugar no mundo.

Natural de Belo Horizonte, Luiz Alphonsus inicia sua trajetória nos anos 1960, já morando em Brasília, cidade fundamental para sua formação artística. Lá conhece e se aproxima de Cildo Meirelles, Guilherme Vaz e Alfredo Fontes, artistas com quem integra um grupo, e ao lado dos quais enfrenta os anos mais severos da ditadura militar. Em 1969, morando no Rio de Janeiro, funda a Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna [MAM] do Rio de Janeiro, com Frederico Morais, Guilherme Vaz e Cildo Meireles: encarada como um laboratório de pesquisa de novas linguagens, a UE  discutia não só a participação e presença do espectador na obra, mas os próprios limites das categorias artísticas, do papel do artista, do crítico e das instituições.

Indissociável do cenário político do período entre as décadas 1960 e 1970, a obra de Luiz Alphonsus reflete as tensões de sua época. Em 1970 participa da exposição Do corpo à terra — um marco para a arte de vanguarda brasileira —, organizada por Frederico Morais, com o trabalho Napalm, no qual o artista incendeia uma faixa plástica de 15 metros usando napalm, estendida sobre a grama do Parque Municipal de Belo Horizonte. O artista adota a ideia de uma linha infinita, de fluxo contínuo, presente na série 60 white meters (1969) e no trabalho Encontro em um ponto (1970). Do mesmo ano, Negativo/Positivo explora a natureza enquanto objeto da fotografia e máquina fotográfica simultaneamente, usando do tempo transitório e incandescente do fogo para registrar uma “escrita da luz”.

Esteve presente em importantes coletivas que posteriormente se tornaram marcos para a arte brasileira, como a participação no 4º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal (1967); 2ª Bienal Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (1968); Salão da Bússola (1969) com o trabalho Túnel, XI Bienal de São Paulo com a instalação Dedicado a paisagem do nosso planeta; Expoprojeção São Paulo (1973) com o vídeo Besame Mucho, entre tantas outras.

No final dos anos 1970, passa a se dedicar à série de fotografias Bares Cariocas, onde retratou botequins de rua do Rio de Janeiro. Com cerca de três mil imagens, todas realizadas à noite, esse conjunto atesta o interesse do artista não só pelo site urbano, mas pela pela arte e a cultura populares produzidas em meio à cidade. 

Por fim, as obras dos anos 2000 atualizam as dimensões trabalhadas durante os anos 1960 e 1970: agora, no entanto, somos carregados para além da dimensão política  e entregues ao tráfego do tempo e do espaço sideral, com escritos sobre o passado e o futuro. 

Obras

Negativo/Positivo

1970
Fotografia
Políptico
100 x 70 cm [cada]

Making of de Negativo/ Positivo

1970
Espírito Santo

Foto: Sergio Porto

60 white meters

1969
Fotografia
45 x 77,5 cm

60 white meters on the road

1969
Fotografia

Napalm

1970
Napalm  e faixa plástica de 15 metros sobre a grama do Parque Municipal de Belo Horizonte

Trabalho realizado em ocasião da exposição Do corpo à terra, Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

Napalm

1970
Napalm e faixa plástica de 15 metros sobre a grama do Parque Municipal de Belo Horizonte

Trabalho realizado em ocasião da exposição Do corpo à terra, Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

AREIA SECA NO FUNDO DO MAR

1971
Tubo de PVC com areia seca e placa de cobre
lançado em alto mar na região de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro

Célula

1967
Objeto

Célula

1967
Objeto

Projeto Ambiente N1

1969
Maquete
Madeira, chapa metálica e acrílico
29 x 24 x 37 cm

Projeto Ambiente N1

1969
Maquete
Madeira, chapa metálica e acrílico
29 x 24 x 37 cm

Ambiente

1969
Instalação
Dimensões variáveis

Ambiente

1969
Instalação
Dimensões variáveis

Ambiente

1969
Instalação
Dimensões variáveis

Ambiente

1969
Instalação
Dimensões variáveis

Um trabalho expressionista móvel, abrindo e fechando

da série bichos não concretos, 1967
Chapa de ferro e solda

Rotação

1970
Fotografia
64 x 100cm

Making of de ENCONTRO EM UM PONTO (rocha), 1970

ENCONTRO EM UM PONTO (rocha)

série Edições, 1970-1984
Fotografia, nylon e vinílica sobre aglomerado
24 x 67, 2 cm

ENCONTRO EM UM PONTO (água)

série Edições, 1970-1984
Fotografia, nylon e vinílica sobre aglomerado
24 x 67, 2 cm

Dedicado a paisagem do nosso planeta

1971/1998
Instalação
Tecido, pedras e grama falsa
Dimensões variáveis

Vista Museu de Arte Contemporânea [MAC] Niterói, Rio de Janeiro, Bra

Dedicado a paisagem do nosso planeta

1971/1998
Instalação
Tecido, pedras e grama falsa
Dimensões variáveis

Vista XI Bienal de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, Brasil

Remoção

1970
Fotografia
70 x 97 cm

Horizonte [Projeto para uma nova paisagem do planeta TERRA]

1971
Letraset sobre fotografia

Corte em uma montanha

série Edições, 1971-1984
Fotografia, nylon e vinílica sobre aglomerado
24 x 67, 2 cm

Tensão

1972
Instalação
Pandeiro, faca, banco de madeira, roldana e fio de sisal
Dimensões variáveis

Projetando Galáxias

1972
Fotografia
90 x 63 cm

MINHA HOMENAGEM AO DISTINTO EX-TADO DA GUANABARA (MATA VERDE, CÉU AZUL)

da série Brazilian Landscape, 1974
Acrílica, letra set, papel colado e fita sobre cartão
36,5 x 50,5 cm

Brazilian landscape

c. 1974
Guache, acrílica e letraset sobre papel
24 x 36 cm

Brazilian landscape

1974
Acrílica e letraset sobre cartão
35 x 50 cm

Morning

1973
Guache, acrílica e letraset sobre papel
33 x 52 cm

Brazilian Sky

1973
Guache, acrílica e letraset sobre papel
33 x 52 cm

Céu

1973
Guache, acrílica, papel artesanal e letraset sobre papel
33 x 52 cm

Aos Desaparecidos

1973
Vídeo
5’25”

Projeção de slide e som apresentada na IX Bienal de Paris em 1975 e na exposição Coração 7/7/77 no Museu de Arte Moderna [MAM] do Rio de Janeiro

natureza

1973-1975
Acrílica e lápis de cor sobre fotografia e tela
57,9 x 90,3 cm

Cigarro Fumado na Última Hora do Dia 1o. de Fevereiro de 1970

1975
Pintura de base fotográfica
25 x 50 cm

O lugar onde estamos

1975
Fotografia
60 x 87 cm

Conceitual caboclo

1975/1980
Instalação
Acrílica sobre tecido, vidro, metal e vela
Dimensões variáveis

Conceitual caboclo

1975/2011
Instalação
Acrílica sobre tecido, vidro, metal e vela
Dimensões variáveis

Conceitual caboclo

1975/1984
Fotografia e pintura sobre linho
100 x 200 cm

Um olhar de relance

1977
Pintura sobre base fotográfica
50 x 60 cm

A Jovem Guarda (minha homenagem)

1979
Pintura de base fotográfica
76 x 72 cm

Sinuca

1979
Pintura de base fotográfica
76 x 72 cm

Pedaços do Universo, Universo em Pedaços

1982
Pedra, acrílico e cimento
32 x 16 x 27 cm

Brazilian landscape

1987
Acrílico sobre tela
170 x 300 cm

O Observador e o Passante

1991
Instalação
Dimensões variáveis

Vista MAM

O Observador e o Passante

1991
Instalação
Dimensões variáveis

O Observador e o Passante

1991
Instalação
Dimensões variáveis

A Grande Cidade

1990
Tríptico
Acrilica sobre tela
180 x 320cm

Flutuante

2000
Instalação
Dimensões Variáveis

Vista Cavalariças Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil

Flutuante

2000
Instalação
Dimensões Variáveis

Vista Cavalariças Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil

Caos — Cosmo

1998/1999
Instalação com pintura em acrílico
155 x 183 cm

Criação da linguagem

2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm

Criação da linguagem

2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm

Perpetuação da linguagem

2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm

Perpetuação da linguagem

2012
Técnica mista sobre tela
103 x 150 cm

Horizonte

2012
Acrílica sobre tela
130 x 200cm

Voo Flight

2013
Acrílica
130 x 200cm

Voo Flight ||

2013
Díptico
Acrílica sobre tela
130 x 200 cm

17 bilhões de anos no futuro

2014
Acrílica sobre tela
103 x 201 cm

17 bilhões de anos no futuro

2014
Acrílica sobre tela
103 x 201 cm

Voo flight with Kandinsky

2014
Díptico
Acrílica sobre tela
130 x 100 cm [cada]

Light Years Away

2014
Tríptico
Acrílica sobre tela
150 x 300cm

Light Years Away

2014
Tríptico
Acrílica sobre tela
265 x 100cm

Lua

2018
Acrílica sobre tela
140 x 100 cm