Lotus Lobo
Exposições Superfície +

2019
Território Gravado

Exposições Individuais +

2021
Fabricação Própria. Sesc Pompeia, São Paulo, Brasil.

2019
Território Gravado. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.

2018
Litografia Lotus Lobo. Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte, Brasil.
Da Estamparia Litográfica Lotus Lobo. Caixa Cultural, Brasília, Brasil.

2017
Lotus Lobo. Galeria Mendes Wood, São Paulo, Brasil.

2016
Constellação. Galeria Manoel Macedo Arte, Belo Horizonte, Brasil.

2015
Da Estamparia Litográfica — Lotus Lobo — Lançamento do DVD. Galeria Manoel Macedo Arte, Belo Horizonte, Brasil.

2007
Marca Registrada. Centro Cultural Usiminas, Ipatinga, Brasil.

2006
Marca Registrada. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

2003
Lotus Lobo. Casa de Cultura Professor Wilson Chaves, Nova Lima, Brasil.

2001
Circuito Atelier C/Arte. Galeria Escola Guignard, UEMG, Belo Horizonte, Brasil.

1994
Lotus Lobo. Fernando Pedro Escritório de Arte, Belo Horizonte, Brasil.

1979
Lotus Lobo. Galeria Gravura Brasileira, Rio de Janeiro, Brasil.

1970
Lotus Lobo. Galeria Guignard, Belo Horizonte, Brasil.

Exposições Coletivas +

2017
Guignard e Paisagem Mineira: O antes e o depois. Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte, Brasil.
SP-Arte — Feira Internacional de Arte de São Paulo. Prédio da Bienal, São Paulo, Brasil.

2016
SP-Arte — Feira Internacional de Arte de São Paulo. Prédio da Bienal, São Paulo, Brasil.

2014
Minas Território da Arte. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

2012
Gravura em Campo Expandido. Pinacoteca, São Paulo, Brasil.

2009
Entre Salões. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.

2007
Anos 70 – Arte como Questão. Instituto Tomie Othake, São Paulo, Brasil.
Neovanguardas. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.

2004
Perfil de uma Coleção – Coleção Randolfo Rocha. Centro Cultural Usiminas, Ipatinga, Brasil.

2003
Gravura. Léo Bahia Arte Contemporânea, Belo Horizonte, Brasil.

2001
Do Corpo à Terra: um marco radical na arte brasileira. Itaú Cultural, Belo Horizonte, Brasil.

2000
Investigações, a Gravura Brasileira – Lançamento do livro Gravura. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Ars Brasilis. Galeria de Arte do Minas Tênis Clube, Belo Horizonte, Brasil.

1999
Centro Cultural UFMG 10 anos. Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

1997
Formação da Arte Contemporânea em Belo Horizonte 60/70. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.
Pensar Gráfico: A Gravura da Linguagem. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.

1995
Imagem Derivada. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1994
Identidade Virtual. Secretaria de Turismo e Cultura, Ouro Preto, Brasil.
Os Bracher. Sala Affonso Ávila, Mariana, Brasil.
Bienal Brasil Século XX. São Paulo, Brasil.

1992
Ícones da Utopia. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1987
Brazilian Contemporary Prints. Gallery Tate Student Center, University of Geórgia, USA.
Gravuras do Largo do Ó. Embaixada da França, Brasília, Brasil.

1986
Ninth British International Print Biennale. Bradford, Inglaterra.
Casa de Gravura Largo do Ó e Oficina Guaianases, Dois Núcleos da Litografia Brasileira. Espaço Cultural Cemig, Belo Horizonte, Brasil.
Brazilian Contemporary Prints. Gallery of The Saint John’s College, Santa Fé, EUA.
25 Anos da Litografia de Arte em Minas Gerais. Centro Cultural Mascarenhas, Juiz de Fora, Brasil; Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1984
IV Mostra Panamericana de Gravura. Curitiba, Brasil.
A Gravura Brasileira, Oficina Goeldi. DCE da UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

1983
6 Artists from Minas Gerais. Dixon Gallery, Londres, Inglaterra.

1982
1° Encontro de Gravadores Nacionais. Penápolis, Brasil.

1981
IV Salão de Artes Plásticas do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil.
5ª Bienal Del Grabado Latino Americano. San Juan de Puerto Rico, Porto Rico.
Destaques Hilton de Gravura. Palácio das Artes, Belo Horizonte; Rio de Janeiro; São Paulo; Curitiba; Florianópolis; Porto Alegre; Brasília; Salvador; Recife, Brasil.

1980
II Bienal Ibero-americana de Arte, Desenho e Gravura. Instituto Cultural Domecq, México.

1979
Lotus Lobo e Antonio Grosso – Projeto Arco-Íris. Funarte, Teatro da Paz, Belém, Brasil.
Litografia Brasileira. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
II Mostra Anual de Gravura. Curitiba, Brasil.
6° Salão Global de Inverno – Rede Globo. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
IV Salão Nello Nuno. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1978
Gravadores Mineiros. Galeria Homero Massena, Vitória, Brasil.
Grabados Brasileños de Minas Gerais. Salon de Arte CANTV, Caracas, Venezuela.
A Paisagem Mineira. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
Litografias. Galeria Pró-Música, Juiz de Fora, Brasil.
Um ponto qualquer entre Alfa e Ômega. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1976
Arte Agora I. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.

1974
Mostra de Gravura Brasileira – XII Bienal de São Paulo. São Paulo, Brasil.

1972
The 8th International Biennial Exhibition of Prints in Tokyo. Tóquio, Japão.
Arte-Brasil - Hoje - 50 anos depois. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.

1971
Panorama de Arte Atual – Gravura. MAM, São Paulo, Brasil.

1970
6° Salão de Arte Contemporânea de Campinas. Campinas, São Paulo, Brasil.
Salão Nacional da Aliança Francesa. Reitoria da UFMG, Belo Horizonte, Brasil.
O Processo Evolutivo da Arte em Minas. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
Semana da Vanguarda Nacional - Exposição Do Corpo a terra. Parque Municipal, Belo Horizonte, Brasil.

1969
X Bienal de São Paulo. São Paulo, Brasil.
Seleção Final - Bienal de Paris. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
1° Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Brasil.

1968
A Gravura Nacional. Museu Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
Três aspectos da Gravura Contemporânea Brasileira. Exposição itinerante pela América do Sul e Central, organizada pelo Itamaraty, Brasil.
Gravura Contemporânea Internacional. Galeria do Encontro, Brasília, Brasil.
Heapping da Avenida Afonso Pena, com Luciano Gusmão e Dilton Araújo. Belo Horizonte, Brasil.

1967
1ª Exposição do Museu da Gravura de Belo Horizonte. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
XXII Salão de Belas Artes de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Brasil.

1966
XXI Salão de Belas Artes de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Brasil.

1965
Grupo Oficina. Galeria Grupiara, Belo Horizonte, Brasil.

1962
Gravuras e Desenhos - Grupo Oficina. Galeria ICBEU, Belo Horizonte, Brasil.

Coleções Públicas +
MAP, Belo Horizonte, Brasil.
Museu Mineiro, Belo Horizonte, Brasil.
Coleção UFMG, Belo Horizonte, Brasil.
Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, Brasil.
Palácio do Itamaraty, Brasília, Brasil.
Coleção LIGHT, Rio de Janeiro, Brasil.
Museu de Arte de Porto Alegre, Brasil.
Museu de Arte de Curitiba, Brasil.
Museu de Arte de Florianópolis, Brasil.
Museu de Arte de São Paulo, Brasil.
Museu de Arte de Campinas, Brasil.
Museu de Arte de Salvador, Brasil.
Museu de Arte de Recife, Brasil.
Museu de Arte do Rio de Janeiro, Brasil.

A prática artística de Lotus Lobo identifica-se profundamente com o repertório técnico, mas também experimental da Litografia, contemplando, ainda, o resgate e a preservação da memória da linguagem da gravura em Minas Gerais.

Sua pesquisa caracteriza-se pelo uso diversificado de suportes e procedimentos extraídos do processo litográfico, sua capacidade técnico-expressiva, que se manifesta como importante aporte material e conceitual para a sedimentação da linguagem autoral. Tal investigação inaugura-se com a apropriação e ressignificação de marcas litográficas industriais, perpassa a experimentação de diferentes bases (pedra, papel, plástico, acrílico e folha de flandres), culminando na intervenção e releitura das marcas (as anotações).

No decorrer dessa vasta produção, Lotus Lobo constituiu um importante acervo de pedras litográficas, matrizes em zinco e embalagens em folha de flandres provenientes da Estamparia Juiz de Fora, Minas Gerais, décadas de 1930–1960. Nesses suportes, apresentam-se desenhos de antigas marcas de produtos alimentícios: manteiga, balas, biscoitos, fumo e banha. Tal acervo serviu, significativamente, como repertório iconográfico na produção de obras de diversos períodos de sua trajetória artística. Tais experiências, inauguradas nos anos 1970, foram seminais na construção discursiva da artista e ainda reverberam na sua produção contemporânea.

Na sua carreira artística, merecem destaque sua participação na X Bienal de São Paulo [1969], quando recebe o Prêmio Itamaraty ao exibir três objetos-gravuras manipuláveis pelo público e, ainda, na emblemática exposição “Do Corpo à Terra”, organizada pelo crítico de arte Frederico Morais, ocorrida no Parque Municipal de Belo Horizonte [1970].

Obras

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Sem Título

Litografias sobre papel

56 × 47,5 cm cada Pedra litográfica 10 × 33 × 40 cm Mesa em madeira 80 × 65 × 55 cm

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Sem Título

Papel cartão — litografia sobre papel vegetal e tampa de flandres Estamparia Juiz de Fora (MG)

“da Estamparia Litográfica”

Conjunto de 13 litografias sobre embalagem de papelão

51 × 73 cm cada

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Pilha

Papelão impresso em flexografia 100 × 55 × 53 cm

Sem Título

Intervenção — adesivo sobre painéis pivotantes

Sem Título

Intervenção — adesivo sobre painéis pivotantes

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Pedras matrizes litográficas

Estamparia Juiz de Fora (MG)

Pedras matrizes litográficas

Estamparia Juiz de Fora (MG)

Sem Título

Matrizes de zinco Estamparia Juiz de Fora (MG)

Sem Título

Matrizes de zinco Estamparia Juiz de Fora (MG) 154 × 134 cm

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte

Sem Título

Litografia sobre cartão 72 × 114 cm

Elite

Matriz de zinco

Estamparia Juiz de Fora (MG)

37,5 × 27,5 cm

Sem Título

Pedras litográficas

Acervo Litográfico Lotus Lobo

Embalagens originais sobre folha de flandres Estamparia Juiz de Fora (MG) 38 × 50 cm

Sem Título

Embalagem original sobre folha de flandres Estamparia Juiz de Fora (MG) 35,5 × 48,9 cm

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Intervenção “Territórios”

1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão

Marca

Impressão digital sobre plástico

160 × 210 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 62,5 × 70 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 56 × 70 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 41 × 65 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 46 × 71,5 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 41 × 65 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 41 × 65 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 46 × 71,5 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 41 × 65 cm

Maculatura, “da Estamparia Litográfica”

Folha de flandres 53,5 × 74 cm