
A prática artística de Lotus Lobo identifica-se profundamente com o repertório técnico, mas também experimental da Litografia, contemplando, ainda, o resgate e a preservação da memória da linguagem da gravura em Minas Gerais.
Sua pesquisa caracteriza-se pelo uso diversificado de suportes e procedimentos extraídos do processo litográfico, sua capacidade técnico-expressiva, que se manifesta como importante aporte material e conceitual para a sedimentação da linguagem autoral. Tal investigação inaugura-se com a apropriação e ressignificação de marcas litográficas industriais, perpassa a experimentação de diferentes bases (pedra, papel, plástico, acrílico e folha de flandres), culminando na intervenção e releitura das marcas (as anotações).
No decorrer dessa vasta produção, Lotus Lobo constituiu um importante acervo de pedras litográficas, matrizes em zinco e embalagens em folha de flandres provenientes da Estamparia Juiz de Fora, Minas Gerais, décadas de 1930–1960. Nesses suportes, apresentam-se desenhos de antigas marcas de produtos alimentícios: manteiga, balas, biscoitos, fumo e banha. Tal acervo serviu, significativamente, como repertório iconográfico na produção de obras de diversos períodos de sua trajetória artística. Tais experiências, inauguradas nos anos 1970, foram seminais na construção discursiva da artista e ainda reverberam na sua produção contemporânea.
Na sua carreira artística, merecem destaque sua participação na X Bienal de São Paulo [1969], quando recebe o Prêmio Itamaraty ao exibir três objetos-gravuras manipuláveis pelo público e, ainda, na emblemática exposição “Do Corpo à Terra”, organizada pelo crítico de arte Frederico Morais, ocorrida no Parque Municipal de Belo Horizonte [1970].


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Sem Título
Litografias sobre papel
56 × 47,5 cm cada Pedra litográfica 10 × 33 × 40 cm Mesa em madeira 80 × 65 × 55 cm

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Sem Título
Papel cartão — litografia sobre papel vegetal e tampa de flandres Estamparia Juiz de Fora (MG)


“da Estamparia Litográfica”
Conjunto de 13 litografias sobre embalagem de papelão
51 × 73 cm cada

Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Pilha
Papelão impresso em flexografia 100 × 55 × 53 cm


Sem Título
Intervenção — adesivo sobre painéis pivotantes


Sem Título
Intervenção — adesivo sobre painéis pivotantes


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Pedras matrizes litográficas
Estamparia Juiz de Fora (MG)


Pedras matrizes litográficas
Estamparia Juiz de Fora (MG)


Sem Título
Matrizes de zinco Estamparia Juiz de Fora (MG)


Sem Título
Matrizes de zinco Estamparia Juiz de Fora (MG) 154 × 134 cm


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Vista da exposição “Litografia Lotus Lobo”
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Belo Horizonte


Sem Título
Litografia sobre cartão 72 × 114 cm


Elite
Matriz de zinco
Estamparia Juiz de Fora (MG)
37,5 × 27,5 cm


Sem Título
Pedras litográficas


Acervo Litográfico Lotus Lobo
Embalagens originais sobre folha de flandres Estamparia Juiz de Fora (MG) 38 × 50 cm


Sem Título
Embalagem original sobre folha de flandres Estamparia Juiz de Fora (MG) 35,5 × 48,9 cm


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Intervenção “Territórios”
1º Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte Artistas: Dilton Araújo, Lotus Lobo e Luciano Gusmão


Marca
Impressão digital sobre plástico
160 × 210 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 62,5 × 70 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 56 × 70 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 41 × 65 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 46 × 71,5 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 41 × 65 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 41 × 65 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 46 × 71,5 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 41 × 65 cm


Maculatura, “da Estamparia Litográfica”
Folha de flandres 53,5 × 74 cm