Gerty Saruê
Exposições Superfície +

2022
Engrenagem Máquina, Corpo Ar

Exposições Individuais +

2017
Gerty Saruê. Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil.

2015
Imagens de Imagens (2015 : São Paulo, SP). Biblioteca Mário de Andrade (BMA), São Paulo, Brasil.

2007
Transições. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.

1999
Projeções 2 — Arte e Palavra. Livraria Vozes, São Paulo, Brasil.

1996
Projeções – Desenhos. AS Studio, São Paulo, Brasil

1995
Programa de Exposições – Xerox e Desenhos. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil

1993
Retrospectiva. Espaço Eugéne Villien, São Paulo, Brasil.

1984
Burocráticas. Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil

1975
Serigrafia. Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo, Brasil

1970
Desenhos. Picolla Galeria, Rio de Janeiro, Brasil
Desenhos. Galeria Mayline – Hotel Nacional, Brasília, Brasil

1964
Desenhos. Galeria Convívio, São Paulo, Brasil.

Exposições Coletivas +

2022
Obscura Luz. Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.

2016
Atlas Abstrato: um olhar sobre a Coleção de Arte da Cidade de São Paulo. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo, Brasil.

2014
Contínuo. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil.

2011
748.600. Santander Cultural, Recife, Brasil.

2009
Mestres da Gravura. Matrizes e Gravuras da Biblioteca José e Guita Mindlin. São Paulo, Brasil.

2007
Recortar e Colar | Ctrl_C Ctrl_V. SESC Pompéia, São Paulo, Brasil.

2006
A Cidade para a Cidade. Galeria Olido, São Paulo, Brasil.

2005
60 pós - 60. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo, Brasil.

2004
Gabinete de Papel. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo, Brasil.

1999
Os Colecionadores - Guita e José Mindlin: matrizes e gravuras. Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, Brasil.

1997
Monumento a Ramos de Azevedo: do concurso ao exílio. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Brazil: The Thinling Photograph. Rochester Institute of Technology, Rochester, Estados Unidos.

1996
Ex Libris/Home Page. Paço das Artes, São Paulo, Brasil.
4º Studio Unesp Sesc Senai de Tecnologias de Imagens. SESC Pompéia, São Paulo, Brasil.
Bandeiras. Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, Brasil.
Mulheres Artistas no Acervo do MAC. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), São Paulo, Brasil.

1995
Programa Anual de Exposições de Artes Plásticas. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo, Brasil.
Projeto Babel. SESC Pompéia, São Paulo, Brasil.

1994
Cidade Imaginada-Imagined City. Fundação Athos Bulcão (Brasília, DF), Brasília, Brasil.
Bandeiras: 60 artistas homenageiam os 60 anos da USP. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), São Paulo, Brasil.

1993
Sergio Sister e Gerty Saruê: desenhos. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), São Paulo, Brasil.
4ª Bienal Nacional de Santos. Centro Cultural Patrícia Galvão, Santos, Brasil.
Encontros e Tendências. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), São Paulo, Brasil.

1992
Mulheres Artistas. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1988
1ª Mostra Internacional de Poesia Visual de São Paulo. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo, Brasil.

1986
Bienal Latinamericana de Artes Gráficas. Buenos Aires, Argentina.

1985
Tendências do Livro de Artista no Brasil - Arte Brasileira Atual: 1985. Galeria de Arte UFF, Niterói, Brasil.
6º Salão de Artes Plásticas da Noroeste. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (Fafipe), Penálopolis, Brasil.
Tendências do Livro de Artista no Brasil - Arte Brasileira Atual: 1985. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo, Brasil.
Projeto Babel, SESC Pompeia, São Paulo, Brasil.

1984
6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Curitiba, Brasil.
Arte Xerox Brasil. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1983
Xerografia: amostragem brasileira. Galeria Campus, Ribeirão Preto, Brasil.

1982
Arte Xerox no Brasil, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Brazilian Art Festival. Barbican Center, Londres, Inglaterra.
Bienal de San Juan/ Grabado Latinoamericano. Porto Rico.
Microfichas, Microarte. Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo, Brasil.

1981
Bienal Americana de Artes Gráficas. Museu de Arte Moderna de La Tertulia, Cáli, Colômbia.

1980
Xerografias. Museu de Arte de Joinville, Joinville, Brasil.
12º Panorama de Arte Atual Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil.

1978
9º Panorama de Arte Atual Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil.
10º Arte e Pensamento Ecológico. São Paulo, Brasil.

1975
Antonio Lizarraga e Gerty Saruê. Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo, Brasil.
7º Panorama de Arte Atual Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil.

1973
12ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1972
Mostra de Arte Sesquicentenário da Independência e Brasil Plástica - 72. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
5º Salão de Arte Contemporânea de Santo André. Paço Municipal, Santo André, Brasil.
3º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte. Museu de Arte da Pampulha (MAP), Belo Horizonte, Brasil.

1971
7º Salão de Arte Contemporânea de Campinas. campinas, Brasil.
11ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Pré-Bienal de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1969
Exposição da Galeria Alberto Bonfiglioli. Galeria Alberto Bonfiglioli, São Paulo, Brasil.
10ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1967
9ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1965
8ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
14º Salão Paulista de Arte Moderna. Galeria Prestes Maia, São Paulo, Brasil.

Coleções Públicas +
Museu de Arte Moderna do São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), São Paulo, Brasil

Museu de Arte Contemporânea de Skopje, Skopje, Macedônia do Norte

Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil



Nascida em Viena, em 1930, Gerty Saruê fugiu do regime nazista aos nove anos, indo morar na Bolívia. Em 1954, muda-se para São Paulo acompanhada dos filhos e do marido, reencontrando a cidade grande que havia deixado quando pequena. Gerty acompanha o crescimento desenfreado da metrópole como uma testemunha ocular apaixonada pelas máquinas do mundo: engrenagens que fazem o corpo respirar. O contexto urbano, a cultura de massa e a sociedade industrial terão, desde o início, papel fundamental em seu fazer artístico.

Apesar de sua produção começar apenas em solo brasileiro, ela já demonstrava interesse pelas artes visuais na Bolívia, mas lhe faltavam oportunidades de estudar o assunto. No Brasil, Gerty então fará cursos de rápida duração de estética e história da arte com Anatol Rosenfeld, também estudará pintura com Yolanda Mohalyi e Henrique Boese. Em 1964, faz sua primeira exposição onde apresenta guaches na Galeria Convívio, em São Paulo. Além da prática de desenho, ela passa a pesquisar e realizar as assemblages e monotipias.

Gerty participaria de salões e bienais, como a IX Bienal de São Paulo, em 1967, e a seguinte, em 1969. A década de 1970 marcará a consolidação de sua carreira, tendo uma de suas exposições um texto de apresentação escrito por Mario Schenberg. Além disso, iniciará as numerosas parcerias ao lado do artista Antonio Lizárraga, enquanto ele era o responsável por projetos gráficos de livros importantes, Gerty ilustrava-os. Um deles era Panaroma do Finnegans Wake, de Augusto e Haroldo de Campos. A respeito do trabalho de Gerty, Haroldo escrevera: “Não se trata de ilustrações, mas de uma verdadeira tentativa de tradução inter-semiótica.”

A parceria com Lizárraga se repetiria em 1973,  junto do qual colaborou no trabalho Metrópole, exposto na XII Bienal de São Paulo. Dois anos depois, Gerty Saruê participará pela primeira vez do Panoramas da Arte Atual Brasileira, no MAM São Paulo, apresentando uma instalação. Até o fim dos anos 1990, sua produção é frequentemente pautada pelo uso da fotografia analógica, de cópias eletrostáticas, impressões offset, cópias heliográficas e plotagens. Na década seguinte, passa a trabalhar com mais intensidade utilizando-se do computador e do processamento eletrônico de informações. Pode-se percorrer sua obra por uma linha historiográfica dos meios de reprodução da imagem: o pensamento gráfico em articulação com a reprodutibilidade técnica e os concomitantes progressos da atividade industrial.

Obras

Gerty Saruê na 12ª Bienal de São Paulo , 1973

Dentro do grupo nascente de artistas da São Paulo-Megalópolis, Gerty ocupa uma posição de destaque, pela capacidade de sentir problemas universais de nossos dias e pela linguagem desligada de restrições regionais. Utilizando uma combinação de impressão e desenho, ela vem conseguindo encontrar uma expressão silenciosamente dramática da tremenda tensão espiritual característica dos dias que correm em todo o mundo. As suas formas mecânicas e letras de tipografia tornam-se símbolos eficazes de angústia e procura. 

Fragmento do texto escrito por Mário Schenberg em ocasião da mostra Gerty Saruê, na Piccola Galleria, 1970

Metrópole

1973
Instalação em telhas de concreto para a 12ª Bienal de São Paulo

Metrópole

1973
Instalação em telhas de concreto para a 12ª Bienal de São Paulo, 1973

Metrópole

1973
Instalação em telhas de concreto para a 12ª Bienal de São Paulo, 1973

Metrópole

1973
Instalação em telhas de concreto para a 12ª Bienal de São Paulo, 1973

 

Devaneio na colina

1964
Guache sobre papel25 × 35 cm

Sem título

1964
Guache sobre papel
37,5 × 50 cm

Sem título

1968
Guache sobre papel
40,5 × 47,5 cm

Pintuta-Montagem I

1967
Madeira e ferro
36,5 × 53,5 × 6  cm

Exposições:
9ª Bienal de São Paulo, 1967

Pintura-Montagem III

1967
Madeira e ferro
58,5 × 58,5 × 6 cm

Exposições:
9ª Bienal de São Paulo, 1967

Pintura-Montagem V

1967
Madeira e ferro
55 × 74 × 6  cm

Exposições:
9ª Bienal de São Paulo, 1967

Sem título

1967
Madeira e ferro
33 × 81,5 cm

Ímã

 1968
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
72 × 50,5 cm

 

Sem título

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
23 × 19 cm

Sem título

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
33,5 × 48,5 cm

Tchecov

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
50 × 70 cm

Sem título

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
Políptico de 6
29 × 23 cm cada

Estruturas I

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
Políptico de 6
23 × 29 cm cada

Estruturas III

1969
Monotipia e
tinta tipográfica sobre papel
Políptico de 5
88 ×105 cm

Monotipia II

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
31 × 22 cm

 

Monotipia III

1969
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
30,5 × 23 cm

Sem título

1984
Colagem, letraset e nanquim sobre papel milimetrado
30 × 43 cm

Sem título

1984
Cópia eletrostática
29,5 × 42,5 cm

Sem título

1984
Cópia eletrostática
29,5 × 42,5 cm

Monotipia

1970
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
45 × 32 cm

 

Monotipia I

1970
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
21 × 29 cm

 

Monotipia II

1970
Monotipia e tinta t
ipográfica sobre papel
Díptico, 29 × 21 cm

Monotipia V

1970
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
21 × 29 cm

Monotipia VII

1970
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
21 × 29 cm

Usina

1970
Monotipia e tinta
tipográfica sobre papel
31,5 × 41,5 cm

Laboratório

1970
Nanquim sobre papel
31,5 × 44 cm

Sub-Laboratório

1970
Impressão offset
32 × 45 cm

 

Sem título

1971
Ensaio gráfico para o livro ‘Panorama do Finnegans Wake’ , de Augusto e Haroldo de Campos, publicado pela editora Perspectiva

Sem título

Ensaio gráfico para o livro ‘Panorama do Finnegans Wake’ (1971), de Augusto e Haroldo de Campos, publicado pela editora Perspectiva

Metrópole

1973
Instalação em telhas de concreto para a 12ª Bienal de São Paulo, 1973

Metrópole

1973
Instalação em telhas de concreto para a 12ª Bienal de São Paulo, 1973

Abecedário

1973
Nanquim sobre papel
34 × 117 cm

 

Estruturas

1975
Serigrafia sobre papel
57 × 75 cm

Torre

1975
Serigrafia sobre papel
86 × 60 cm

Diagonais

1976
Serigrafia sobre papel
50 × 70 cm

Sem título

1977
Serigrafia sobre papel
50 × 70 cm

Vigas

1977
Serigrafia sobre papel
50 × 70 cm

 

Guinchos

1980
Serigrafia sobre papel
50 × 70 cm

 

Cubatão

1982
Serigrafia sobre papel
70 × 50 cm

Sem título

1992
Bastão de óleo sobre papel
56 × 56 cm

Grafismos

1982
Gravura em metal sobre papel
22 × 30 cm

 

Microfichas, sinais, quadrado

1982
Cópia eletrostática
31,5 × 21,5 cm

Microfichas, sinais

1982
Cópia eletrostática
31,5 × 21,5 cm

Sem título

da série Burocráticas, 1984
Letraset, nanquim
e colagem sobre papel
36 × 2 cm

Sem título

da série Burocráticas, 1984
Letraset, nanquim
e colagem sobre papel
36 × 2 cm

Sem título

da série Burocráticas, 1984
Letraset, nanquim
e colagem sobre papel
36 × 2 cm

Sem título

da série Burocráticas, 1984
Acrílica sobre madeira
200 × 146 cm

Buraco Negro

1992
Bastão de óleo sobre papel
70 × 100 cm

 

Sem título

1992
Bastão de óleo sobre papel
50 × 7o cm

Sem título

1992
Bastão de óleo sobre papel
56 × 76 cm

Sem título

1992
Bastão de óleo sobre papel
70 × 100 cm

Sem título

Ensaio gráfico de 1993 para o encarte do livro ‘Bere’shith — A cena da origem’ (2000), de Haroldo de Campos, publicado pela editora Perspectiva

Vista da exposição ‘Projeções 2— Arte e Palavra’ (1996 ) na Livraria Vozes, em São Paulo.

Sem título

1996
Escultura em borracha
e arame
Dimensões variáveis

Sem título

1996
Escultura em borracha
e arame
Dimensões variáveis

Sem título

1996
Escultura em borracha
e arame
Dimensões variáveis

Sem título

1996
Escultura em borracha
e arame
Dimensões variáveis

Sem título

2000
Serigrafia
71 × 86, 5 cm

Sem título

2000
Serigrafia
100 × 70 cm

Nebulosa

2000
Impressão digital
90 × 77 cm

Sem título

2000
Impressão digital
63 × 110 cm

Sem título

2000
Bastão de óleo sobre papel
70 × 100 cm

Bolas originais

2000
Bastão de óleo sobre papel
23 × 30 cm

Quadrados

2000
Bastão de óleo sobre papel
30 × 42 cm

Bolas triplas

2000
Bastão de óleo sobre papel
24 × 32 cm

Coluna branca

2002
Bastão de óleo sobre papel
24 × 32 cm

Coluna preta

2000
Bastão de óleo sobre papel
24 × 32 cm

Sem título

2000
Bastão de óleo sobre papel
23 × 31 cm

Garras

2000
Bastão de óleo sobre papel
24 × 32 cm

Carreta

2000
Bastão de óleo sobre papel
20 × 42 cm