
Nascida no Rio de Janeiro, Celeida Tostes formou-se na Escola Nacional de Belas Artes, recebendo bolsa de estudo do governo norte-americano para estuda na University of Southern California, onde pôde aprofundar seus conhecimentos em técnicas industriais de cerâmica. Paralelamente ao seu trabalho artístico, atuou ao longo de sua vida como professora em atividades acadêmicas. Celeida elegeu o barro como a e matéria-prima por excelência de sua obra, indo além da funcionalidade do material, colocando-o como uma forma de exercício experimental no âmbito da pesquisa na arte contemporânea. O tema da feminilidade é um fio condutor de sua obra, acompanhado dos demais temas a ele relacionados: fertilidade, sexualidade, maternidade, fragilidade e resistência, nascimento e morte, corpo. Tema e matéria-prima se complementam: relação com a terra, com o orgânico, o inorgânico, o animal, o vegetal. Para ela, o material se transforma em corpos cerâmicos, o desejo é a fusão do material com o seu próprio corpo. Na obra Rito de Passagem, Celeida, com a ajuda de duas assistentes, envolve-se em argila, formando em torno de si uma ânfora, deslizando depois para fora deste útero simbólico, e renascendo.

Passagem, 1979/2021
Políptico de 23 fotografias
Impressão sobre papel fotográfico
Imagens horizontais: 23,5 × 35 cm; Imagens verticais: 35 × 23,5 cm

View of the exhibition Ventre da Terra that happened at Galeria Superfície in São Paulo, 2020.

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Vista da exposição Ventre da Terra que ocorreu na Galeria Superfície, São Paulo, 2020.

Vista da exposição Ventre da Terra que ocorreu na Galeria Superfície, São Paulo, 2020.