Celeida Tostes
Exposições Superfície +

2020
Ventre da Terra

Exposições Individuais +

2003
Arte do Fogo, do Sal e da Paixão. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBBRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

2002
Fertilidade. Espaço Antonio Bernardo, Rio de Janeiro, Brasil.

1994
Individual de Celeida Tostes. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.

1990
Armadilhas Indígenas. Complexo Cultural Funarte, São Paulo, Brasil.

1988
Panorama da Arte Tridimensional Brasileira. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1987
Oficina de Artes de Fogo. Galeria Cesar Aché, Rio de Janeiro, Brasil.

1959
Individual de Celeida Tostes. University of Southern California, Los Angeles, Estados Unidades.

Exposições Coletivas +

2021
Composições para tempos insurgentes. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Estado Bruto. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Constelação Clarisse. Instituto Moreira Salles (IMS), São Paulo, Brasil.

2018
Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

2017
Coleção MAC Niterói: arte contemporânea no Brasil. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), Rio de Janeiro, Brasil.

2005
Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem. Itaú Cultura, São Paulo, Brasil.

2002
A Recente Coleção do MAC. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), Rio de Janeiro, Brasil.
Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.

2000
O Século das Mulheres: algumas artistas. Casa de Petrópolis, Instituto de Cultura, Rio de Janeiro, Brasil.
Brasilidades. Centro Cultural Light, Rio de Janeiro, Brasil.

1998
Tridimensionalidade na Arte Brasileira do Século XX. Itaú Galeria, Distrito Federal, Brasília, Brasil.

1997
Tridimensionalidade na Arte Brasileira do Século XX. Itaú Galeria, Distrito Federal, Brasília, Brasil.

1996
Impressões Itinerantes. Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1995
2ª Bienal Barro de América. Centro de Arte de Maracaibo Lia Bermúdez, Maracaibo, Venezuela.
Rio: mistérios e fronteiras. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo. Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil.

1994
Sob o Signo de Gêmeos, Galeria Saramenha, Rio de Janeiro, Brasil.
3ª Rio Mostra. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1992
1ª Bienal Barro de América. Museo de Arte Contemporáneo de Caracas Sofía Imber, Caracas, Venezuela.
Eco-Arte-92 : Expressão Brasil. Espaço Petrobras, Rio de Janeiro, Brasil.

1991
21ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
22º Panorama de Arte Atual Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil.
Processo nº 738.765-2. Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), Rio de Janeiro, Brasil.

1990
Mostra de Aquisições. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.
Projetos Arqueos. Fundição Progresso, Rio de Janeiro, Brasil.

1989
O Mestre à Mostra. Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), Rio de Janeiro, Brasil.

1988
19º Panorama de Arte Atual Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil.

1987
Pela Própria Natureza. Galeria de Arte UFF, Rio de Janeiro, Brasil.
Território Ocupado. Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), Rio de Janeiro, Brasil.

1986
16º Panorama de Arte Atual Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), São Paulo, Brasil.

1984
Arquitetura da Terra ou o Futuro de uma Tradição Milenar. Organizada pelo Centro Georges Pompidou, no Musée d'Art Moderne de Paris, Paris, França.
Cerâmicas. Galeria de Arte UFF, Rio de Janeiro, Brasil.

1983
17ª Bienal Internacional de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Uma Rosa É uma Rosa É uma Rosa. Galeria de Arte UFF, Rio de Janeiro, Brasil.
5º Salão Nacional de Artes Plásticas. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1982
3º Salão Paranaense de Cerâmica. Museu Alfredo Andersen, Curitiba, Brasil.
1º Salão Paulista de Arte Contemporânea. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Arquitetura da Terra. Solar Grandjean de Montigny, Rio de Janeiro, Brasil.

1981
HMST: 4 instalações e 4 artistas. Paço das Artes, São Paulo, Brasil.
4º Salão Nacional de Artes Plásticas. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1980
1º Salão Paranaense de Cerâmica. Museu Alfredo Andersen, Curitiba, Brasil.
37º Salão Paranaense. Teatro Guaíra, Curitiba, Brasil.
1º Salão Paulista de Artes Plásticas e Visuais. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1979
Escultores Brasileiros. Galeria Aktuell, Rio de Janeiro, Brasil.

1960
9º Salão Nacional de Arte Moderna. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1959
8º Salão Nacional de Arte Moderna. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

1953
Exposição Anual da Enba. Enba, Rio de Janeiro, Brasil.

Coleções Públicas +
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), Rio de Janeiro, Brasil.

Nascida no Rio de Janeiro, Celeida Tostes formou-se na Escola Nacional de Belas Artes, recebendo bolsa de estudo do governo norte-americano para estuda na University of Southern California, onde pôde aprofundar seus conhecimentos em técnicas industriais de cerâmica. Paralelamente ao seu trabalho artístico, atuou ao longo de sua vida como professora em atividades acadêmicas. Celeida elegeu o barro como a e matéria-prima por excelência de sua obra, indo além da funcionalidade do material, colocando-o como uma forma de exercício experimental no âmbito da pesquisa na arte contemporânea. O tema da feminilidade é um fio condutor de sua obra, acompanhado dos demais temas a ele relacionados: fertilidade, sexualidade, maternidade, fragilidade e resistência, nascimento e morte, corpo. Tema e matéria-prima se complementam: relação com a terra, com o orgânico, o inorgânico, o animal, o vegetal. Para ela, o material se transforma em corpos cerâmicos, o desejo é a fusão do material com o seu próprio corpo. Na obra Rito de Passagem, Celeida, com a ajuda de duas assistentes, envolve-se em argila, formando em torno de si uma ânfora, deslizando depois para fora deste útero simbólico, e renascendo.

Obras

Passagem, 1979/2021

Políptico de 23 fotografias
Impressão sobre papel fotográfico

Imagens horizontais: 23,5 × 35 cm; Imagens verticais: 35 × 23,5 cm

View of the exhibition Ventre da Terra that happened at Galeria Superfície in São Paulo, 2020.

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Vista da exposição Ventre da Terra que ocorreu na Galeria Superfície, São Paulo, 2020.

Vista da exposição Ventre da Terra que ocorreu na Galeria Superfície, São Paulo, 2020.