Anna Costa e Silva
Exposições Superfície +

2019
E Tudo Me Parece Voo

2017
Ofereço Companhia

Exposições Individuais +

2019
Fogo Sobre Lago. Auroras, São Paulo, Brasil.
E Tudo Me Parece Voo. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.

2018
Éter. Centro Cultural, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Sopro. Marquês456, Rio de Janeiro, Brasil.
Púrpura. Experiência móvel pela cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

2017
Ofereço Companhia. Galeria Superfície, São Paulo, Brasil.
Éter. Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, Brasil.

2016
Assíntotas. Espaço EMCB, Rio de Janeiro, Brasil.
Eu, Eu que Estou à Espera. Casamata, Rio de Janeiro, Brasil.

2015
Éter. Espaço Phosphorus, São Paulo, Brasil.
Autorretrato Ano 02. Muv Gallery, Rio de Janeiro, Brasil.

2014
Assíntotas. Caixa Cultural, Rio de Janeiro, Brasil.

Exposições Coletivas +

2021
Só é possível se formos 2. Consulado Geral de Portugal em São Paulo, São Paulo, Brasil.
Metamorfose: Sublimação e Transmutação. Simões de Assis, São Paulo, Brasil.
Parede Gentil 37 | Arte, substantivo feminino. A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil.

2019
Dominó. Casa da Luz, São Paulo, Brasil.
Ontem, Hoje, Agora. Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, Brasil.
Lar Doce Lar. Espaço Cultural da Embaixada do Brasil, Buenos Aires, Argentina.
A Vida Não É Só a Praticidade das Coisas. Galeria Silvia Cintra + Box4, Rio de Janeiro, Brasil.
The Verve. Border Art Space, Nova York, EUA.

2018
Projeto MIRA. ArtRio, Rio de Janeiro, Brasil.
Interstício. Átomos, Rio de Janeiro, Brasil.
Respeita. Cep 20000, Rio de Janeiro, Brasil.
Caixa Preta. Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil.
Arte Laguna Art Prize. Nappe Arsenale Nort, Veneza, Itália.

2017
Art in Odd Places. Nova York, EUA.
Unanimous Night. Contemporary Art Center, Vilnius, Lituânia.
A Grandiosa Festa Junina de Santo Antônio dos Abacaxis. Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, Brasil.
Mostra Self-Service. Despina/Largo das Artes, Rio de Janeiro, Brasil.

2016
A Coisa Pública. Largo das Artes, Rio de Janeiro, Brasil.
O que Vem com a Aurora. Casa Triângulo, São Paulo, Brasil.
Xanadona. A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil.
I Mostra Imagem em Movimento do Parque Lage. Casa França Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.

2015
Prima Verinha Cósmica. Oi Futuro, Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil.
Caminhada Silenciosa e Práticas de Estar Com. Espaço Phosphorus, São Paulo, Brasil.
Encruzilhada. Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil.
Casa 70. Casa 70, Rio de Janeiro, Brasil.
Ocupação Arte Sonora. Rio de Janeiro, Brasil.

2014
Práticas de Estar Com/Encontros Não Documentados. Galeria do Lago, Rio de Janeiro, Brasil.
Prêmio FOCO Bradesco ArtRio. ArtRio, Rio de Janeiro, Brasil.
In Search for the Magic Lantern. Grey Zone, Nova York, EUA.
Group Velocit. Interestate Projects, Nova York, EUA.
Bota na Roda 11. Rio de Janeiro, Brasil.
Práticas de Estar Com. Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil.
A Realidade É Só uma Forma – Anna Costa e Silva, Elisa Pessoa e Gab Marcondes. Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, Brasil.

2013
Acervo Aberto. TAL Tech Art Lab, Rio de Janeiro, Brasil.
Performar a Loucura . Museu Imagens do Insconsciente, Rio de Janeiro, Brasil.
Between Two Thoughts. Westside Gallery, Nova York, EUA.
Inventing Abstraction. Museum of Modern Art, Nova York, EUA.
Práticas de Estar com 04. Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA.
Split Ends. Visual Arts Gallery, Nova York, EUA.

2012
SPAM. Flushing Town Hall, Nova York, EUA.
Self-Portrait . Salzburg International Academy of Fine Arts, Salzburgo, Áustria.
Práticas de Estar com 02. Catskills Gallery, Catskills, EUA.
Práticas de Estar com 01. School of Making Thinking, Catskills, EUA.

2009
Fábrica. Fábrica Bhering, Rio de Janeiro, Brasil.

Coleções Públicas +
MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil.

Nascida no Rio de Janeiro em 1988, Anna Costa e Silva utiliza do encontro entre pessoas como matéria fundamental de seu trabalho, pesquisando e propondo reformulações de tecidos sociais e situações afetivas, construindo projetos na intersecção entre artes visuais, cênicas, cinema, fotografia e instalação. Sua pesquisa se debruça sobre estados de intimidade, sono, vigília, estranheza e suspensão temporal, provocando os limites entre realidade e ficção, experiência e memória.

Mestra em Artes Visuais pela School of Visual Arts de Nova York, a artista recebeu prêmios como FOCO Bradesco ArtRio, Bolsa Funarte de Produção Artística, American Austrian Foundation Prize for Fine Arts, foi indicada ao Premio PIPA 2018 e 2020 e finalista do Marcantonio Vilaça 2019.  Expos seu trabalho em individuais e coletivas em instituições como Centro Cultural São Paulo, Casa França Brasil, Parque Lage, Oi Futuro, Pivô, BienalSur, Buenos Aires, Art In Odd Places, NY, Contemporary Art Center, Lituânia, entre outras. Em 2022, participa da Bienal do Mercosul, Sonho, Trauma e Fuga. Tem trabalhos em coleções públicas e privadas, entre elas o Museu de Arte do Rio de Janeiro e o Instituto Moreira Salles.

Obras

Por favor leiam para que eu descanse em paz

2022
Vídeo instalação, em processo

“Por favor leiam para que eu descanse em paz” é uma videoinstalação dirigida por Anna Costa e Silva e Nanda Félix, que tem como ponto de partida um envelope deixado pela avó de Nanda na ocasião de sua morte, escrito “Por favor leiam para que eu descanse em paz. Papéis muito privados, me perdoem se causar sofrimento a meus filhos, mas a única certeza que tenho é que não conseguiria me manter viva sem amor”. Dentro do envelope, um laudo psicológico que organiza a saúde mental dessa mulher em tópicos, além de uma série de cartas e confissões para um padre.

A história de MC, pouco conhecida pela família e de intensidade revelada apenas após sua morte, foi o estopim para a realização desse projeto, que leva às últimas consequências a sua provocação, convidando muitas mulheres a lerem esse laudo e seus escritos em voz alta e contarem suas próprias histórias de opressões e silenciamentos e do uso de diagnósticos como forma de controle de corpos femininos.

Por favor leiam para que eu descanse em paz

2022
Vídeo instalação, em processo

Nesses vídeos, vemos um encontro coletivo com todas as mulheres participantes do projeto, com uma leitura em voz alta do laudo, uma série de imagens e gestos realizados com pacientes mulheres da Clínica Psiquiátrica Casa Verde, além de uma visita ao Hospital Pedro II, que foi dirigido por Nise da Silveira, e onde se conservam até hoje instrumentos utilizados em internações, tais como camisas de forças e instrumentos de eletrochoque e lobotomia. A história dessas várias mulheres é colocada em diálogo com a história da avó de Nanda, e seu pedido é transformado num alto falante para gritos de dor e potência, numa sobreposição de tempos e espaços. ​


O corpo feminino é um agente cultural que nasce entre a norma e o desvio, um corpo onde são impressas marcas na tentativa de controle e domínio, mas há algo que escapa. Das bruxas às histéricas, das esposas às escravas sexuais, das mulheres padronizadas às mulheres ditas desviantes, todas em maior ou menor grau estão dentro de um enquadramento masculino como objetos e não sujeitos de suas próprias vidas. Quem são estas mulheres e o que elas tiveram que aprisionar para serem consideradas “saudáveis” numa sociedade patriarcal?

As tentativas — No calor da hora

2020
Instalação

As tentativas — No calor da hora

2020
Instalação

“No calor da hora” foi um projeto de arte pública que convidou artistas a produzir outdoors com obras, que foram colocadas em espaços públicos durante a pandemia de Covid 19. Enquanto as instituições culturais foram fechadas e esses espaços, originalmente ocupados por anúncios, também ficaram vazios. Anna realizou uma versão em grande escala de uma das fotos de “As Tentativas”, que ganhou novas camadas quando colocada no espaço público num momento de horror político, genocídio e reivindicação de impeachment do presidente. Também, um mês antes, fora anunciada a venda da Cedae, responsável pelo abastecimento de água no país. A imagem funciona como um grito silencioso, que propõe um ritmo diferente dos anúncios que a cercam. ​

A última gota d’água. O estouro latente – individual e coletivo. Perante o inimaginável, com todos os limites ultrapassados, até onde se pode ir? O que mais é necessário para o vidro transbordar? A atenção a cada uma das gotas, o questionamento de nossas arestas. A água é o feminino, a emoção, o corpo sensível – e foi colocada à venda. .Uma imagem silenciosa que propõe outro ritmo. Um desejo de escuta, um grito baixo. 

Ofereço Companhia – Anúncio 01

2016
Caneta sobre papel
9 × 13,5 cm

Ofereço Companhia – Agenda

2016
Caneta sobre papel
21 folhas
17 × 12 cm cada

Ofereço Companhia – Partículas

2016
Madeira, papel e acrílica
40 peças
5 × 8,5 cm cada

Ofereço Companhia – Partículas

O trabalho é documentado através de vestígios que gerou no mundo: os anúncios nos jornais e mídias sociais, a agenda da artista nos 21 dias com todos os encontros solicitados, os emails e mensagens que recebeu a partir do anúncio, uma foto por encontro e monóculos com histórias íntimas e reflexões que ouviu nos encontros. A imaterialidade e a escala 1 a 1 da experiência tornam a instalação uma dobra possível, que não pretende dar conta desses encontros, mas sim apontar caminhos.

Ofereço Companhia – Anúncio O Globo

Ofereço companhia é uma ação/ modo de viver que foi realizada durante 21 dias, nos quais a artista se disponibilizou em tempo integral para oferecer companhia para qualquer pessoa em qualquer atividade. O anúncio foi colocado em jornais, sites de anúncio e redes sociais, alcançando um público inesperado. Toda companhia solicitada deveria ser atendida e todos os outros compromissos da vida da artista ficaram em segundo plano durante esse período.

Ofereço Companhia – Anúncios

Fogo sobre lago

Vídeo-objeto

Púrpura

Ação para 1 pessoa

Púrpura

Ação para 1 pessoa

Púrpura

Ação para 1 pessoa

Sopro 03

Eu, Você, e os Seres Abissais

Impressão sobre papel algodão 58,67 × 88 cm

Sopro

Jato de tinta sobre papel algodão Políptico de 6, 16,5 × 21,5 cm cada

Os sonhos recorrentes das minhas amigas

Fotografias sobre caixa de madeira com backlight

Se eu pudesse te falar alguma coisa antes de existir

Instalação sonora

Círculo

Instalação sonora em 8 canais 45'16''

Quando a gente estava ali

Detalhe

Quando a gente estava ali

Videoinstalação em 3 canais
Duração: 21m40; 19m35, 16m45

Quando a gente estava ali

Videoinstalação em 3 canais
Duração: 21m40; 19m35, 16m45
2016

Assíntotas

Vídeoinstalação em 3 canais, objetos, documentos
46min

Assíntotas

Vídeoinstalação em 3 canais, objetos, documentos
46min

Assíntotas

Vídeoinstalação em 3 canais, objetos, documentos
46 min

Autorretrato

Instalação multimídia, performance, vídeos em HD, documentos
12h de duração

Autorretrato

Detalhe da instalação

Práticas de estar com

Interações imateriais para duas pessoas

Você também ouve a música?

Vídeo HD

30''

Copo

Vídeo HD 54''

E se a gente estiver enganado sobre a direção da gravidade?

Vídeo HD

58''