Ana Amorim
Exposições Individuais +

2024
Contar rutinas. Ana Amorim. Fundación Cerezales Antonino y Cinia, León, Espanha.

2023
26/8/2023 - 23/9/2023. Millan, São Paulo, Brasil.

2022
26032022-6.744-281-65-01/30042022-5.904-246-65-36. Vermelho, São Paulo, Brasil.

2021
01082021-3672-153-64-1/07082021-3528-147-64-7. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, Brasil.

2019
31052019-5,160-215-62/13092019-2,640-110-63. Espaivisor, Valencia, Espanha.

2009
Entorno: Nos Limites da Arte. FUNARTE, São Paulo, Brasil.

2007
A Prática da Artista Impossível. Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), Ribeirão Preto, Brasil.

1994
Large Canvas 3 and 4. Alternative Art Gallery, Londres, Reino Unido.
140519946H5568-232-37/150519946H5544-231-37. Institute of Contemporary Arts (ICA), Londres, Reino Unido.

1992
09151992260-106-2544-36-2. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo, Brasil.

1990-1991
11221990960-40-34/022419917464-311-34. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, Brasil.

1988
(7056-6960)-(294-290)-32-(2-1). MFA Thesis Show, Siegfried Gallery at Ohio University, Ohio, Estados Unidos.

Exposições Coletivas +

2025
Fullgás - Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil. CCBB Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, Belo Horizonte, Brasil.
Fullgás - Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil. CCBB Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, São Paulo, Brasil.
Fullgás - Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil. CCBB Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, Brasília, Brasil.

2024
Fullgás - Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil. CCBB Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Seis propostas de Calvino. Millan, São Paulo, Brasil.

2023
Andar Pelas Bordas: Bordado e Gênero como Práticas de Cuidado. Arte 132, São Paulo, Brasil.
Tempos Fraturados. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, Brasil

2022
Entre a Estrela e a Serpente. Galeria Leme, São Paulo, Brasil.

2020
Discurso de incertidumbres. 1 Mira Madrid, Madrid, Espanha.

2019
Mesuras. Fundación Cerezales Antonino y Cinia. León, Espanha.

2018
Matriz do Tempo Real. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, Brasil.

2003
Imagem eletrônica. Casa da Cultura, Ribeirão Preto, Brasil.

2002
mulher(es). Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, Brasil.

2000
Cultures of Resistance. RTS, Londres, Reino Unido.

1988
Graduate Group Show. Siegfried Gallery at Ohio University, Ohio, Estados Unidos.

Coleções Públicas +
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo [MAC-USP], São Paulo, Brasil

As rotinas diárias e a passagem do tempo são centrais na prática de Ana Amorim. A partir de decisões conceituais bem definidas, a artista registra, todos os dias, ao final do dia, Mapas Mentais dos caminhos que percorreu e documenta a passagem do tempo em performances públicas ou privadas, contando segundos, dias e horas. A sua própria experiência no mundo consiste na matéria prima para a obra: para a artista, não há diferença entre arte e vida. 

Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, [FAAP] em 1986, Ana Amorim viveu por longos períodos no exterior: é mestra em Pintura e História da Arte pela Ohio University, nos Estados Unidos (1989), e cursou o mestrado de Estética e Teoria da Arte na Middlesex University, no Reino Unido (1998-1999), e doutorado em Fine Arts (School of Maori Studies), pela Massey University, na Nova Zelândia (2010-2012). 

Seu trabalho consiste na prática contínua do registro de Mapas Mentais em livros, realizados diariamente desde 1988, onde a artista traduz seus movimentos diários, traçando-os de memória ao final de cada dia. Este exercício, muito semelhante a um diário de bordo, alimenta outros projetos de forma regular e simultânea, feitos em suportes diversos que foram se expandindo ao longo das décadas. No mesmo período, a artista começa a registrar a passagem do tempo: em performances de Contar Segundos, ela utiliza marcas gráficas para contar, um a um, os segundos de uma hora — traçando uma linha sobre algum suporte — e, ao final de um minuto contado, anota o número total de minutos vividos até aquele momento específico. 

Em 1988, a artista redigiu o primeiro de dois documentos fundamentais para a solidificação de sua postura enquanto artista, tanto frente ao mercado de arte, quanto em relação à sua própria produção. Em Decisões Conceituais (1988), Ana escreve que “eu entendia arte como uma sequência de experiências mentais e emocionais, profundamente enraizadas no meu entorno e nas relações importantes que estabelecia na minha vida cotidiana”. Este documento foi a estrutura conceitual do seu Projeto Performance de 10 Anos e elencava diretrizes para sua prática artística, estabelecendo, entre outros critérios: a duração de 10 anos do projeto, a realização diária de Mapas Mentais e a construção das Grandes Telas — grandes instalações que reúnem 365/366 Mapas Mentais produzidos ao longo de um ano inteiro. A artista também recusou-se a participar de exposições realizadas em galerias comerciais ou em instituições que cobrassem uma taxa de entrada. Como resultado desta decisão, duas coisas aconteceram: seu trabalho ficou fora de circulação por muitos anos, e, consequentemente, se manteve praticamente intacto. 

No ano de 2001, Ana Amorim redigiu outro corpo de regras que seria basal para o desenrolar de sua carreira. A artista elaborou e passou a adotar um Contrato de Arte, que refletia suas convicções sobre a circulação e apresentação de sua obra no sistema de arte. Durante quase duas décadas, recusou-se a participar em exposições patrocinadas por empresas com condutas éticas questionáveis ou ter o seu trabalho associado a logos corporativos. 

Usando sistemas de registro variáveis e múltiplos suportes, a produção de quase quatro décadas do trabalho de Ana Amorim evidencia o comprometimento da artista com o fazer diário e contínuo. Seu compromisso com sua arte e o rigor com o qual registra o seu viver é de uma poética única e singular.

Obras

Final Map Format

1987
Conjunto de 12
Acrílica sobre tela
Aprox. 45 x 63,5 cm [cada]

Tela que definiu o formato do mapa para o “10-Year Performance Project”.

Foto: Ana Pigosso

Decisões Conceituais

1988

Map Books Installation

1989
10-Year Performance Project

Conceptual Installation

1988
Ohio, Estados Unidos

Large Canvas 1

1988
Conjunto de 366
Acrílica sobre tela
21,3 x 13,4 cm [cada]

O projeto consistiu em transferir meus mapas mentais dos livros de 1988 para 366 telas (projeto de tese do MFA)

 

Large Canvas 1 (Declaração Conceitual)

1988

Large Canvas 1 Conceptual Statement

Large Canvas 2

1989
73 conjuntos
Caneta esferográfica e corretivo líquido branco sobre tela crua
73 telas medindo 22 x 27 cm
e 73 telas medindo 22 x 10 cm

Essa rotina consistia na sobreposição de 5 mapas em uma única tela crua, cobrindo cada mapa com corretivo branco líquido.

A tela menor abaixo de cada mapa identificava o dia, o mês e o ano, o número de horas para o final do ano, o número de dias para o final do ano, minha idade e o número do mapa.

Personal Color Spectrum

1989
Conjunto de 365
Etiquetas e objetos variados dentro de 365 sacos plásticos de sanduíche
209 x 557 cm [total]

Essa rotina consistia em procurar um objeto em meu entorno imediato, buscando capturar o espectro de cores ao meu redor, assim que terminava de desenhar meu mapa diário.
Eu guardava o objeto em um saco plástico de sanduíche e o etiquetava com o número de horas até o final do ano, o número de dias até o final do ano, minha idade e o número do mapa “Large Canvas 2” do dia.

Foto: Filipe Berndt

Counting Seconds Performance

1989
Documentação em vídeo, fotografia e livro
Várias datas e locais
Universidade de Ohio, EUA

Counting Seconds Performance

1989
Documentação em vídeo, fotografia e livro
Várias datas e locais
Universidade de Ohio, EUA

Large Canvas 3

1990
Conjunto de 365
Acrílica, lápis aquarela, caneta esferográfica e objetos encontrados sobre papel
32 x 47 cm [cada]

Essa rotina consistia em contar os segundos durante uma hora no final do dia, desenhar o mapa do dia e anexar um pequeno elemento plano do meu entorno à obra.

Large Canvas 3

1990
Conjunto de 365
Acrílica, lápis aquarela, caneta esferográfica e objetos encontrados sobre papel
32 x 47 cm [cada]

Essa rotina consistia em contar os segundos durante uma hora no final do dia, desenhar o mapa do dia e anexar um pequeno elemento plano do meu entorno à obra.

Large Canvas 4

1991
Conjunto 318
Caneta esferográfica e tecido recortado costurado em tira de tecido
61 x 14 cm [cada]

Desenhei um mapa em uma tira de tecido em duas cores: preto para rotas cotidianas e vermelho para novas rotas.
Em seguida, costurei um pedaço de tecido (roupa, linho, etc.) ao trabalho, recortado de meu entorno imediato. Por fim, contei os segundos durante uma hora, em meu próprio tempo.

Foto: Filipe Berndt

Large Canvas 4

1991
318 peças
Caneta esferográfica e tecido recortado costurado em tira de tecido
61 x 14 cm [cada]

Desenhei um mapa em uma tira de tecido em duas cores: preto para rotas cotidianas e vermelho para novas rotas.
Em seguida, costurei um pedaço de tecido (roupa, linho, etc.) ao trabalho, recortado de meu entorno imediato. Por fim, contei os segundos durante uma hora, em meu próprio tempo.

Foto: Filipe Berndt

Counting Seconds Performance

1990-1991
Performance realizada diariamente por 4 meses, 1 hora por dia.
Documentação em vídeo, fotografia e livro
MAC Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil

 

Counting Seconds Performance

1994
Performance realizada durante dois dias, durante 6 horas por dia, ininterruptamente
Documentação fotográfica e em livro
Instituto de Arte Contemporânea [IAC], Londres, Reino Unido

Counting Seconds Performance

1994
Performance realizada durante dois dias, durante 6 horas por dia, ininterruptamente
Documentação fotográfica e em livro
Instituto de Arte Contemporânea [IAC], Londres, Reino Unido

Cut Out Study

2000
Acrílica branca sobre papel recortado preto
30 x 21 cm

Contrato de Arte

2001

Nessa performance, elaborei um Contrato de Arte e o usei para mediar minhas interações com espaços de arte interessados em mostrar meu trabalho.
O contrato discutia o papel da arte para grandes grupos financeiros (Artwash).

Meu diálogo com o Sistema de Arte foi mediado exclusivamente pelo Contrato de Arte.

O Contrato de Arte foi usado entre 2001 e 2016.

Simplified Map

2005
Conjunto 365
Caneta esferográfica sobre etiquetas de remessa de papel bege envelhecido
16 x 7,8 cm [cada]
206 x 280 cm [total]

Esses mapas foram registrados todas as noites em segmentos menores em etiquetas de transporte de papel envelhecido.
Em maio de 2005, participei da marcha da Reforma Agrária no Brasil e, durante três semanas, esses mapas também são os mapas de quinze mil pessoas.

Simplified Map

2005
Conjunto 365
Caneta esferográfica sobre etiquetas de remessa de papel bege envelhecido
16 x 7,8 cm [cada]
206 x 280 cm [total]

Esses mapas foram registrados todas as noites em segmentos menores em etiquetas de transporte de papel envelhecido.
Em maio de 2005, participei da marcha da Reforma Agrária no Brasil e, durante três semanas, esses mapas também são os mapas de quinze mil pessoas.

 

Mapa Grande

2007
Acrílica sobre papel
Aprox. 120 x 70cm

Mapa de um dia em São Paulo, coberto de branco.

Large Cutout Map 1

2009
Acrílica sobre papel recortado
97 x 68 cm

Passagem

2011
Acrílica sobre papel
150 x 185 cm

Passagem

2011
Acrílica sobre papel
150 x 185 cm

Large Embroidery Studies 2 – 01

2013
Linha de algodão preta bordada em tecido de algodão branco pontilhado
Aprox. 58 x 49,5 cm

Em 2010, visitei um país chamado Tonga, onde é tradição as mulheres produzirem um tecido chamado “Tapa”.

Fiquei fascinada com a poética das mulheres produzindo fibras decoradas que eram um produto de sua vida. Eu queria, de alguma forma, reproduzir isso em minha própria realidade.

O bordado estava muito presente em minha família enquanto eu crescia e decidi incorporar essa técnica em meu trabalho.

Mapa mental de 18/05/2013.

Days and Minutes Embroidery

2016
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta (Pilot G2), lápis e linha de algodão mercerizada preta bordada sobre toalha de mesa de linho branco
140 x 235 cm

Este trabalho é um registro do número de dias e minutos da minha vida, bordados em um único tecido grande.
Cada quadrado é um registro de um dia do ano de 2016 e os números em cada quadrado são o número de dias e o número de minutos que vivi até aquele momento.

Foto: Filipe Berndt

Large June Embroidery

2018
Conjunto de 16
Linha de algodão bege bordada em tecido de algodão preto
49 x 69 [cada]

Rotina de dezesseis dias, bordando os mapas.

 

Black Cutout Study

2018
Conjunto de 24
Caneta braca sobre papel preto recortado
Tamanhos variados
Aprox. 22,8 x 15,2cm [cada]
Série de 24 mapas recortados durante dezembro de 2018 (1/12/2018-24/12/2018)

Black Cutout Study

2018
Conjunto de 24
Caneta braca sobre papel preto recortado
Tamanhos variados
Aprox. 22,8 x 15,2cm [cada]
Série de 24 mapas recortados durante dezembro de 2018 (1/12/2018-24/12/2018)

O Extermínio Programado dos Povos Isolados

2019
Caneta acrílica preta, acrílica branca e colagem sobre papel branco de alta gramatura
70 x 100 cm

Trabalho sobre um artigo sobre povos indígenas isolados no Brasil.

Disponível em: https://cimi.org.br/2019/11/nota-do-cimi-sobre-o-exterminio-programado-dos-povos-isolados-ao-menos-21-terras-indigenas-estao-invadidas/#:~:text=Est%C3%A1%20em%20curso%20o%20exterm%C3%ADnio,que%20esses%20povos%20sejam%20massacrados

Foto: Ana Pigosso

365 Hours

2019
Conjunto de 365
Caneta sobre papel
29,7 x 42 cm [cada]

Todas as noites, durante o ano de 2019, eu tinha a seguinte rotina:
1. Eu contava os segundos durante uma hora;
2. Registrei um mapa escrito do dia;
3. Registrei um mapa completo do dia;
4. Registrei o número do localizador para o dia;
5. Registrei um mapa simplificado do dia.

Foto: Ana Pigosso

Grey Cutout Pair

2019
Caneta preta sobre papel cinza recortado
37 x 29,9 cm

2 mapas verticais recortados, em São Paulo e na cidade de Nova York. Fevereiro de 2019

Foto: Ana Pigosso

 

 

Grey Cutout Pair

2019
Caneta preta sobre papel cinza recortado.
37 x 29,9 cm

2 mapas verticais recortados, em São Paulo e na cidade de Nova York. Fevereiro de 2019

Foto: Ana Pigosso

 

 

Layered Map Study

2019
Caneta preta e corretivo líquido branco em etiquetas de remessa
31 x 29 cm

Trabalho realizado desenhando 7 mapas em cada etiqueta, cobrindo cada um deles com white out líquido – São Paulo, Brasil (19/08/2019 – 01/09/2019)

Foto: Ana Pigosso

Layered Map Study

2019
Caneta preta e corretivo líquido branco em etiquetas de remessa
31 x 29 cm

Trabalho realizado desenhando 7 mapas em cada etiqueta, cobrindo cada um deles com white out líquido – São Paulo, Brasil (19/08/2019 – 01/09/2019)

Foto: Ana Pigosso

Rios Poluídos

2019
Caneta preta sobre parte recortada da minha camisa de algodão branca usada (bolso)
16 x 16 cm

Reprodução de dados sobre poluição de rios no Brasil, escritos e recortes de minhas roupas – São Paulo 10/10/2019.

Foto: Ana Pigosso

 

 

2020-3

2020
Conjunto 12
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta sobre toalhas de mesa de linho branco
140 x 235 cm [cada]

Rotina:
No final do dia, desenhei meu mapa mental para o dia em uma toalha de mesa de linho branca dividida em 32 retângulos.

Foto: Filipe Berndt

2020-3

2020
Conjunto 12
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta sobre toalhas de mesa de linho branco
140 x 235 cm [cada]

Rotina:
No final do dia, desenhei meu mapa mental para o dia em uma toalha de mesa de linho branca dividida em 32 retângulos.

Foto: Filipe Berndt

64 Days Embroidered

2020
Caneta preta, lápis e linha de algodão mercerizada preta bordada em toalha de mesa de linho branco
235 x 140 cm

64 mapas (de 1/9/2020 a 3/11/2020) e notícias bordados em uma toalha de mesa grande de linho. O trabalho de bordado começou em 1/9/2020 e terminou em 24/2/2021

Foto: Filipe Berndt

64 Days Embroidered

2020
Caneta preta, lápis e linha de algodão mercerizada preta bordada em toalha de mesa de linho branco
235 x 140 cm

64 mapas (de 1/9/2020 a 3/11/2020) e notícias bordados em uma toalha de mesa grande de linho. O trabalho de bordado começou em 1/9/2020 e terminou em 24/2/2021

Foto: Filipe Berndt

70 Days

2020
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta e lápis sobre papel branco de alta gramatura
70 x 100cm

Série de 70 mapas diários (julho e setembro de 2020, em São Paulo) em uma única folha de papel. Os mapas individuais contêm artigos de notícias. Cada mapa individual mede 10x10cm cada.

Black Linen Drawing

2020
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo branca sobre toalha de mesa de linho preta 91,4 x 91,4 cm

18 mapas mentais da Grécia e Turquia em dezembro/19-janeiro/20

Black Linen Drawing

2020
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo branca sobre toalha de mesa de linho preta 91,4 x 91,4 cm

18 mapas mentais da Grécia e Turquia em dezembro/19-janeiro/20

Counting Seconds

2021
Performance realizada durante 7 dias, 1 hora por dia
Arquivo digital [16:9]
6h36m’30s
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP)

Foto: Wagner Khouri

Sobreposição 1

2021
Caneta preta, lápis e tinta branca líquida sobre papel branco grande de alta gramatura
100 x 70 cm

Trabalho em uma folha grande de papel com 28 mapas desenhados, em 4 grupos de 7 mapas sobrepostos, cada mapa imediatamente coberto com branco líquido e com os números de localização abaixo dos mapas. Mapas de 01/02/2021 a 28/02/2021.

Foto: Filipe Berndt

Sobreposição 1

2021
Caneta preta, lápis e tinta branca líquida sobre papel branco grande de alta gramatura
100 x 70 cm

Trabalho em uma folha grande de papel com 28 mapas desenhados, em 4 grupos de 7 mapas sobrepostos, cada mapa imediatamente coberto com branco líquido e com os números de localização abaixo dos mapas. Mapas de 01/02/2021 a 28/02/2021.

Foto: Filipe Berndt

Sobreposição 2

2021
Caneta preta, lápis e tinta branca líquida sobre papel branco grande de alta gramatura
100 x 70 cm

Trabalho em uma folha grande de papel com 28 mapas desenhados, em 4 grupos de 7 mapas sobrepostos, cada mapa imediatamente coberto com branco líquido e com os números de localização abaixo dos mapas. Mapas de 01/02/2021 a 28/02/2021.

Foto: Filipe Berndt

60 Days

2021
Conjunto de 6
Caneta preta sobre papel
17,8 x 12,7 cm [cada]

Nessa rotina, desenhei mapas diários acompanhando artigos de notícias sobre a difícil situação no Brasil durante 60 dias em 2021.

Cinemateca Brasileira

2021
Performance Counting Seconds realizada por 1 hora
Arquivo digital [16:9]
1h02m08s

Performance Contar Segundos em frente à Cinemateca Brasileira, quando esta foi fechada pelo governo. Sem trabalhadores não se preservam os acervos

Foto: Wagner Khouri

Number of Days of My Life

2021
Marcadores acrílicos preto e branco sobre papel branco coberto com acrílico preto e branco.
52 x 128 cm

Trabalho com 365 registros do número de dias vividos pela artista, em cada dia do ano de 2021. Cada linha representa um mês do calendário, começando com janeiro no topo, e cada dia em 2021.

Foto: Ana Pigosso

Luta Pela Vida

2021
Performance Counting Seconds realizada no movimento indígena Luta pela Vida durante 7 horas em diferentes locais, Brasília, Brasil
Arquivo digital [16:9]
3h25m18s

Reunião de 6.000 indígenas de 176 grupos, próximo à Praça dos Três Poderes, para acompanhar a ação de reintegração de posse movida pelo governo do estado de Santa Catarina contra a demarcação da terra indígena Ibirama-Laklãnõ, onde vivem as comunidades Xokleng, Guarani e Kaingang, com base no “Marco Temporal”.

Foto: Wagner Khouri

Bugio

2021
Caneta esferográfica em gel com tinta de arquivo preta e linha de algodão mercerizada preta bordada em guardanapo de linho branco
51 x 51 cm

Trabalho sobre a morte dos macacos bugios na Serra da Cantareira com um mapa bordado de 02/11/2021.

Foto: Julia Thompson

Tragédia de Brumadinho

2021
Marcadores acrílicos pretos em papel branco de alta gramatura.
43,2 x 35,6 cm

Trabalho sobre a tragédia em Brumadinho, MG, e a negligência e responsabilidade da Vale.
Um artigo foi reproduzido sobre meu mapa do dia (03/06/2021).

Foto: Ana Pigosso

Local Knowledge

2021
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta em papel branco de alta gramatura.
35,56 x 17,78 cm

Trabalho com um artigo reproduzido sobre as consequências sociais e ecológicas generalizadas da destruição e supressão dos sistemas de conhecimento dos povos indígenas nas comunidades locais e meu mapa para aquele dia.

Texto fonte: https://www2.helsinki.fi/en/news/sustainability-news/scientists-warn-on-the-dangerous-implications-of-losing-indigenous-and-local-knowledge-systems

Foto: Ana Pigosso

Local Knowledge

2021
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta em papel branco de alta gramatura.
35,56 x 17,78 cm

Trabalho com um artigo reproduzido sobre as consequências sociais e ecológicas generalizadas da destruição e supressão dos sistemas de conhecimento dos povos indígenas nas comunidades locais e meu mapa para aquele dia.

Texto fonte: https://www2.helsinki.fi/en/news/sustainability-news/scientists-warn-on-the-dangerous-implications-of-losing-indigenous-and-local-knowledge-systems

Foto: Ana Pigosso

01032022/31032022

2022
Conjunto de 31
Marcador de tecido permanente branco em guardanapos de algodão preto
Aprox. 41 x 41 cm [cada]

Rotina: Durante 31 dias, registrei meu mapa mental em guardanapos pretos e reproduzi notícias perturbadoras e preocupantes

Foto: Ana Pigosso

Six Minutes

2022
Conjunto de 27
Caneta gel preta sobre papel cinza
36 x 42,1 cm

Performance privada de Contar Segundos, contando 6 minutos por dia, durante 27 dias (04/10/2022 – 30/10/2022).

Sleep Chart

2022
Caneta gel branca sobre passadeira de linho cinza.
35,5 x 93 cm

Mapas mentais durante 33 dias (01/01/2022 – 02/02/2022) mapeando o horário em que fui dormir e acordei.
Os mapas individuais estão conectados por uma linha pontilhada dupla, ligando os dias.

Foto: Filipe Berndt