
As rotinas diárias e a passagem do tempo são centrais na prática de Ana Amorim. A partir de decisões conceituais bem definidas, a artista registra, todos os dias, ao final do dia, Mapas Mentais dos caminhos que percorreu e documenta a passagem do tempo em performances públicas ou privadas, contando segundos, dias e horas. A sua própria experiência no mundo consiste na matéria prima para a obra: para a artista, não há diferença entre arte e vida.
Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, [FAAP] em 1986, Ana Amorim viveu por longos períodos no exterior: é mestra em Pintura e História da Arte pela Ohio University, nos Estados Unidos (1989), e cursou o mestrado de Estética e Teoria da Arte na Middlesex University, no Reino Unido (1998-1999), e doutorado em Fine Arts (School of Maori Studies), pela Massey University, na Nova Zelândia (2010-2012).
Seu trabalho consiste na prática contínua do registro de Mapas Mentais em livros, realizados diariamente desde 1988, onde a artista traduz seus movimentos diários, traçando-os de memória ao final de cada dia. Este exercício, muito semelhante a um diário de bordo, alimenta outros projetos de forma regular e simultânea, feitos em suportes diversos que foram se expandindo ao longo das décadas. No mesmo período, a artista começa a registrar a passagem do tempo: em performances de Contar Segundos, ela utiliza marcas gráficas para contar, um a um, os segundos de uma hora — traçando uma linha sobre algum suporte — e, ao final de um minuto contado, anota o número total de minutos vividos até aquele momento específico.
Em 1988, a artista redigiu o primeiro de dois documentos fundamentais para a solidificação de sua postura enquanto artista, tanto frente ao mercado de arte, quanto em relação à sua própria produção. Em Decisões Conceituais (1988), Ana escreve que “eu entendia arte como uma sequência de experiências mentais e emocionais, profundamente enraizadas no meu entorno e nas relações importantes que estabelecia na minha vida cotidiana”. Este documento foi a estrutura conceitual do seu Projeto Performance de 10 Anos e elencava diretrizes para sua prática artística, estabelecendo, entre outros critérios: a duração de 10 anos do projeto, a realização diária de Mapas Mentais e a construção das Grandes Telas — grandes instalações que reúnem 365/366 Mapas Mentais produzidos ao longo de um ano inteiro. A artista também recusou-se a participar de exposições realizadas em galerias comerciais ou em instituições que cobrassem uma taxa de entrada. Como resultado desta decisão, duas coisas aconteceram: seu trabalho ficou fora de circulação por muitos anos, e, consequentemente, se manteve praticamente intacto.
No ano de 2001, Ana Amorim redigiu outro corpo de regras que seria basal para o desenrolar de sua carreira. A artista elaborou e passou a adotar um Contrato de Arte, que refletia suas convicções sobre a circulação e apresentação de sua obra no sistema de arte. Durante quase duas décadas, recusou-se a participar em exposições patrocinadas por empresas com condutas éticas questionáveis ou ter o seu trabalho associado a logos corporativos.
Usando sistemas de registro variáveis e múltiplos suportes, a produção de quase quatro décadas do trabalho de Ana Amorim evidencia o comprometimento da artista com o fazer diário e contínuo. Seu compromisso com sua arte e o rigor com o qual registra o seu viver é de uma poética única e singular.


Final Map Format
1987
Conjunto de 12
Acrílica sobre tela
Aprox. 45 x 63,5 cm [cada]
—
Tela que definiu o formato do mapa para o “10-Year Performance Project”.
—
Foto: Ana Pigosso


Decisões Conceituais
1988


Map Books Installation
10-Year Performance Project


Conceptual Installation
1988
Ohio, Estados Unidos


Large Canvas 1
1988
Conjunto de 366
Acrílica sobre tela
21,3 x 13,4 cm [cada]
—
O projeto consistiu em transferir meus mapas mentais dos livros de 1988 para 366 telas (projeto de tese do MFA)


Large Canvas 1 (Declaração Conceitual)
1988
Large Canvas 1 Conceptual Statement


Large Canvas 2
1989
73 conjuntos
Caneta esferográfica e corretivo líquido branco sobre tela crua
73 telas medindo 22 x 27 cm
e 73 telas medindo 22 x 10 cm
—
Essa rotina consistia na sobreposição de 5 mapas em uma única tela crua, cobrindo cada mapa com corretivo branco líquido.
A tela menor abaixo de cada mapa identificava o dia, o mês e o ano, o número de horas para o final do ano, o número de dias para o final do ano, minha idade e o número do mapa.


Personal Color Spectrum
1989
Conjunto de 365
Etiquetas e objetos variados dentro de 365 sacos plásticos de sanduíche
209 x 557 cm [total]
—
Essa rotina consistia em procurar um objeto em meu entorno imediato, buscando capturar o espectro de cores ao meu redor, assim que terminava de desenhar meu mapa diário. Eu guardava o objeto em um saco plástico de sanduíche e o etiquetava com o número de horas até o final do ano, o número de dias até o final do ano, minha idade e o número do mapa “Large Canvas 2” do dia.
—
Foto: Filipe Berndt


Counting Seconds Performance
1989
Documentação em vídeo, fotografia e livro
Várias datas e locais
Universidade de Ohio, EUA


Counting Seconds Performance
1989
Documentação em vídeo, fotografia e livro
Várias datas e locais
Universidade de Ohio, EUA


Large Canvas 3
1990
Conjunto de 365
Acrílica, lápis aquarela, caneta esferográfica e objetos encontrados sobre papel
32 x 47 cm [cada]
—
Essa rotina consistia em contar os segundos durante uma hora no final do dia, desenhar o mapa do dia e anexar um pequeno elemento plano do meu entorno à obra.


Large Canvas 3
1990
Conjunto de 365
Acrílica, lápis aquarela, caneta esferográfica e objetos encontrados sobre papel
32 x 47 cm [cada]
—
Essa rotina consistia em contar os segundos durante uma hora no final do dia, desenhar o mapa do dia e anexar um pequeno elemento plano do meu entorno à obra.


Large Canvas 4
1991
Conjunto 318
Caneta esferográfica e tecido recortado costurado em tira de tecido
61 x 14 cm [cada]
—
Desenhei um mapa em uma tira de tecido em duas cores: preto para rotas cotidianas e vermelho para novas rotas. Em seguida, costurei um pedaço de tecido (roupa, linho, etc.) ao trabalho, recortado de meu entorno imediato. Por fim, contei os segundos durante uma hora, em meu próprio tempo.
—
Foto: Filipe Berndt


Large Canvas 4
1991
318 peças
Caneta esferográfica e tecido recortado costurado em tira de tecido
61 x 14 cm [cada]
—
Desenhei um mapa em uma tira de tecido em duas cores: preto para rotas cotidianas e vermelho para novas rotas. Em seguida, costurei um pedaço de tecido (roupa, linho, etc.) ao trabalho, recortado de meu entorno imediato. Por fim, contei os segundos durante uma hora, em meu próprio tempo.
—
Foto: Filipe Berndt


Counting Seconds Performance
1990-1991
Performance realizada diariamente por 4 meses, 1 hora por dia.
Documentação em vídeo, fotografia e livro
MAC Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil


Counting Seconds Performance
1994
Performance realizada durante dois dias, durante 6 horas por dia, ininterruptamente
Documentação fotográfica e em livro
Instituto de Arte Contemporânea [IAC], Londres, Reino Unido


Counting Seconds Performance
1994
Performance realizada durante dois dias, durante 6 horas por dia, ininterruptamente
Documentação fotográfica e em livro
Instituto de Arte Contemporânea [IAC], Londres, Reino Unido


Cut Out Study
2000
Acrílica branca sobre papel recortado preto
30 x 21 cm


Contrato de Arte
2001
—
Nessa performance, elaborei um Contrato de Arte e o usei para mediar minhas interações com espaços de arte interessados em mostrar meu trabalho. O contrato discutia o papel da arte para grandes grupos financeiros (Artwash).
Meu diálogo com o Sistema de Arte foi mediado exclusivamente pelo Contrato de Arte.
O Contrato de Arte foi usado entre 2001 e 2016.


Simplified Map
2005
Conjunto 365
Caneta esferográfica sobre etiquetas de remessa de papel bege envelhecido
16 x 7,8 cm [cada]
206 x 280 cm [total]
—
Esses mapas foram registrados todas as noites em segmentos menores em etiquetas de transporte de papel envelhecido. Em maio de 2005, participei da marcha da Reforma Agrária no Brasil e, durante três semanas, esses mapas também são os mapas de quinze mil pessoas.


Simplified Map
2005
Conjunto 365
Caneta esferográfica sobre etiquetas de remessa de papel bege envelhecido
16 x 7,8 cm [cada]
206 x 280 cm [total]
—
Esses mapas foram registrados todas as noites em segmentos menores em etiquetas de transporte de papel envelhecido. Em maio de 2005, participei da marcha da Reforma Agrária no Brasil e, durante três semanas, esses mapas também são os mapas de quinze mil pessoas.


Mapa Grande
2007
Acrílica sobre papel
Aprox. 120 x 70cm
—
Mapa de um dia em São Paulo, coberto de branco.


Large Cutout Map 1
2009
Acrílica sobre papel recortado
97 x 68 cm


Passagem
2011
Acrílica sobre papel
150 x 185 cm


Passagem
2011
Acrílica sobre papel
150 x 185 cm


Large Embroidery Studies 2 – 01
2013
Linha de algodão preta bordada em tecido de algodão branco pontilhado
Aprox. 58 x 49,5 cm
—
Em 2010, visitei um país chamado Tonga, onde é tradição as mulheres produzirem um tecido chamado “Tapa”.
Fiquei fascinada com a poética das mulheres produzindo fibras decoradas que eram um produto de sua vida. Eu queria, de alguma forma, reproduzir isso em minha própria realidade.
O bordado estava muito presente em minha família enquanto eu crescia e decidi incorporar essa técnica em meu trabalho.
Mapa mental de 18/05/2013.


Days and Minutes Embroidery
2016
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta (Pilot G2), lápis e linha de algodão mercerizada preta bordada sobre toalha de mesa de linho branco
140 x 235 cm
—
Este trabalho é um registro do número de dias e minutos da minha vida, bordados em um único tecido grande. Cada quadrado é um registro de um dia do ano de 2016 e os números em cada quadrado são o número de dias e o número de minutos que vivi até aquele momento.
—
Foto: Filipe Berndt


Large June Embroidery
2018
Conjunto de 16
Linha de algodão bege bordada em tecido de algodão preto
49 x 69 [cada]
—
Rotina de dezesseis dias, bordando os mapas.


Black Cutout Study
2018
Conjunto de 24
Caneta braca sobre papel preto recortado
Tamanhos variados
Aprox. 22,8 x 15,2cm [cada]
Série de 24 mapas recortados durante dezembro de 2018 (1/12/2018-24/12/2018)


Black Cutout Study
2018
Conjunto de 24
Caneta braca sobre papel preto recortado
Tamanhos variados
Aprox. 22,8 x 15,2cm [cada]
Série de 24 mapas recortados durante dezembro de 2018 (1/12/2018-24/12/2018)


O Extermínio Programado dos Povos Isolados
2019
Caneta acrílica preta, acrílica branca e colagem sobre papel branco de alta gramatura
70 x 100 cm
—
Trabalho sobre um artigo sobre povos indígenas isolados no Brasil.
Disponível em: https://cimi.org.br/2019/11/nota-do-cimi-sobre-o-exterminio-programado-dos-povos-isolados-ao-menos-21-terras-indigenas-estao-invadidas/#:~:text=Est%C3%A1%20em%20curso%20o%20exterm%C3%ADnio,que%20esses%20povos%20sejam%20massacrados
—
Foto: Ana Pigosso


365 Hours
2019
Conjunto de 365
Caneta sobre papel
29,7 x 42 cm [cada]
—
Todas as noites, durante o ano de 2019, eu tinha a seguinte rotina:
1. Eu contava os segundos durante uma hora;
2. Registrei um mapa escrito do dia;
3. Registrei um mapa completo do dia;
4. Registrei o número do localizador para o dia;
5. Registrei um mapa simplificado do dia.
—
Foto: Ana Pigosso


Grey Cutout Pair
2019
Caneta preta sobre papel cinza recortado
37 x 29,9 cm
—
2 mapas verticais recortados, em São Paulo e na cidade de Nova York. Fevereiro de 2019
—
Foto: Ana Pigosso


Grey Cutout Pair
2019
Caneta preta sobre papel cinza recortado.
37 x 29,9 cm
—
2 mapas verticais recortados, em São Paulo e na cidade de Nova York. Fevereiro de 2019
—
Foto: Ana Pigosso


Layered Map Study
2019
Caneta preta e corretivo líquido branco em etiquetas de remessa
31 x 29 cm
—
Trabalho realizado desenhando 7 mapas em cada etiqueta, cobrindo cada um deles com white out líquido – São Paulo, Brasil (19/08/2019 – 01/09/2019)
—
Foto: Ana Pigosso


Layered Map Study
2019
Caneta preta e corretivo líquido branco em etiquetas de remessa
31 x 29 cm
—
Trabalho realizado desenhando 7 mapas em cada etiqueta, cobrindo cada um deles com white out líquido – São Paulo, Brasil (19/08/2019 – 01/09/2019)
—
Foto: Ana Pigosso


Rios Poluídos
2019
Caneta preta sobre parte recortada da minha camisa de algodão branca usada (bolso)
16 x 16 cm
—
Reprodução de dados sobre poluição de rios no Brasil, escritos e recortes de minhas roupas – São Paulo 10/10/2019.
—
Foto: Ana Pigosso


2020-3
2020
Conjunto 12
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta sobre toalhas de mesa de linho branco
140 x 235 cm [cada]
—
Rotina: No final do dia, desenhei meu mapa mental para o dia em uma toalha de mesa de linho branca dividida em 32 retângulos.
—
Foto: Filipe Berndt


2020-3
2020
Conjunto 12
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta sobre toalhas de mesa de linho branco
140 x 235 cm [cada]
—
Rotina: No final do dia, desenhei meu mapa mental para o dia em uma toalha de mesa de linho branca dividida em 32 retângulos.
—
Foto: Filipe Berndt


64 Days Embroidered
2020
Caneta preta, lápis e linha de algodão mercerizada preta bordada em toalha de mesa de linho branco
235 x 140 cm
—
64 mapas (de 1/9/2020 a 3/11/2020) e notícias bordados em uma toalha de mesa grande de linho. O trabalho de bordado começou em 1/9/2020 e terminou em 24/2/2021
—
Foto: Filipe Berndt


64 Days Embroidered
2020
Caneta preta, lápis e linha de algodão mercerizada preta bordada em toalha de mesa de linho branco
235 x 140 cm
—
64 mapas (de 1/9/2020 a 3/11/2020) e notícias bordados em uma toalha de mesa grande de linho. O trabalho de bordado começou em 1/9/2020 e terminou em 24/2/2021
—
Foto: Filipe Berndt


70 Days
2020
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta e lápis sobre papel branco de alta gramatura
70 x 100cm
—
Série de 70 mapas diários (julho e setembro de 2020, em São Paulo) em uma única folha de papel. Os mapas individuais contêm artigos de notícias. Cada mapa individual mede 10x10cm cada.


Black Linen Drawing
2020
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo branca sobre toalha de mesa de linho preta 91,4 x 91,4 cm
—
18 mapas mentais da Grécia e Turquia em dezembro/19-janeiro/20


Black Linen Drawing
2020
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo branca sobre toalha de mesa de linho preta 91,4 x 91,4 cm
—
18 mapas mentais da Grécia e Turquia em dezembro/19-janeiro/20


Counting Seconds
2021
Performance realizada durante 7 dias, 1 hora por dia
Arquivo digital [16:9]
6h36m’30s
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP)
—
Foto: Wagner Khouri


Sobreposição 1
2021
Caneta preta, lápis e tinta branca líquida sobre papel branco grande de alta gramatura
100 x 70 cm
—
Trabalho em uma folha grande de papel com 28 mapas desenhados, em 4 grupos de 7 mapas sobrepostos, cada mapa imediatamente coberto com branco líquido e com os números de localização abaixo dos mapas. Mapas de 01/02/2021 a 28/02/2021.
—
Foto: Filipe Berndt


Sobreposição 1
2021
Caneta preta, lápis e tinta branca líquida sobre papel branco grande de alta gramatura
100 x 70 cm
—
Trabalho em uma folha grande de papel com 28 mapas desenhados, em 4 grupos de 7 mapas sobrepostos, cada mapa imediatamente coberto com branco líquido e com os números de localização abaixo dos mapas. Mapas de 01/02/2021 a 28/02/2021.
—
Foto: Filipe Berndt


Sobreposição 2
2021
Caneta preta, lápis e tinta branca líquida sobre papel branco grande de alta gramatura
100 x 70 cm
—
Trabalho em uma folha grande de papel com 28 mapas desenhados, em 4 grupos de 7 mapas sobrepostos, cada mapa imediatamente coberto com branco líquido e com os números de localização abaixo dos mapas. Mapas de 01/02/2021 a 28/02/2021.
—
Foto: Filipe Berndt


60 Days
2021
Conjunto de 6
Caneta preta sobre papel
17,8 x 12,7 cm [cada]
—
Nessa rotina, desenhei mapas diários acompanhando artigos de notícias sobre a difícil situação no Brasil durante 60 dias em 2021.


Cinemateca Brasileira
2021
Performance Counting Seconds realizada por 1 hora
Arquivo digital [16:9]
1h02m08s
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Performance Contar Segundos em frente à Cinemateca Brasileira, quando esta foi fechada pelo governo. Sem trabalhadores não se preservam os acervos
—
Foto: Wagner Khouri


Number of Days of My Life
2021
Marcadores acrílicos preto e branco sobre papel branco coberto com acrílico preto e branco.
52 x 128 cm
—
Trabalho com 365 registros do número de dias vividos pela artista, em cada dia do ano de 2021. Cada linha representa um mês do calendário, começando com janeiro no topo, e cada dia em 2021.
—
Foto: Ana Pigosso


Luta Pela Vida
2021
Performance Counting Seconds realizada no movimento indígena Luta pela Vida durante 7 horas em diferentes locais, Brasília, Brasil
Arquivo digital [16:9]
3h25m18s
—
Reunião de 6.000 indígenas de 176 grupos, próximo à Praça dos Três Poderes, para acompanhar a ação de reintegração de posse movida pelo governo do estado de Santa Catarina contra a demarcação da terra indígena Ibirama-Laklãnõ, onde vivem as comunidades Xokleng, Guarani e Kaingang, com base no “Marco Temporal”.
—
Foto: Wagner Khouri


Bugio
2021
Caneta esferográfica em gel com tinta de arquivo preta e linha de algodão mercerizada preta bordada em guardanapo de linho branco
51 x 51 cm
—
Trabalho sobre a morte dos macacos bugios na Serra da Cantareira com um mapa bordado de 02/11/2021.
—
Foto: Julia Thompson


Tragédia de Brumadinho
2021
Marcadores acrílicos pretos em papel branco de alta gramatura.
43,2 x 35,6 cm
—
Trabalho sobre a tragédia em Brumadinho, MG, e a negligência e responsabilidade da Vale. Um artigo foi reproduzido sobre meu mapa do dia (03/06/2021).
—
Foto: Ana Pigosso


Local Knowledge
2021
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta em papel branco de alta gramatura.
35,56 x 17,78 cm
—
Trabalho com um artigo reproduzido sobre as consequências sociais e ecológicas generalizadas da destruição e supressão dos sistemas de conhecimento dos povos indígenas nas comunidades locais e meu mapa para aquele dia.
Texto fonte: https://www2.helsinki.fi/en/news/sustainability-news/scientists-warn-on-the-dangerous-implications-of-losing-indigenous-and-local-knowledge-systems
—
Foto: Ana Pigosso


Local Knowledge
2021
Caneta esferográfica de gel com tinta de arquivo preta em papel branco de alta gramatura.
35,56 x 17,78 cm
—
Trabalho com um artigo reproduzido sobre as consequências sociais e ecológicas generalizadas da destruição e supressão dos sistemas de conhecimento dos povos indígenas nas comunidades locais e meu mapa para aquele dia.
Texto fonte: https://www2.helsinki.fi/en/news/sustainability-news/scientists-warn-on-the-dangerous-implications-of-losing-indigenous-and-local-knowledge-systems
—
Foto: Ana Pigosso


01032022/31032022
2022
Conjunto de 31
Marcador de tecido permanente branco em guardanapos de algodão preto
Aprox. 41 x 41 cm [cada]
—
Rotina: Durante 31 dias, registrei meu mapa mental em guardanapos pretos e reproduzi notícias perturbadoras e preocupantes
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Foto: Ana Pigosso


Six Minutes
2022
Conjunto de 27
Caneta gel preta sobre papel cinza
36 x 42,1 cm
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Performance privada de Contar Segundos, contando 6 minutos por dia, durante 27 dias (04/10/2022 – 30/10/2022).


Sleep Chart
2022
Caneta gel branca sobre passadeira de linho cinza.
35,5 x 93 cm
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Mapas mentais durante 33 dias (01/01/2022 – 02/02/2022) mapeando o horário em que fui dormir e acordei. Os mapas individuais estão conectados por uma linha pontilhada dupla, ligando os dias.
—
Foto: Filipe Berndt